segunda-feira, 28 de maio de 2007

Recife lembra vítimas da AIDS

No dia 18 de maio, as chamas das velas acessas, no Centro do Recife, homenagearam as vitimas da aids e lembraram as pessoas que continuam lutando para transformar a situação social das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Na sua quinta edição o Candlelight (Luz de Velas) teve como tema “Caminho para um Mundo sem Aids” e destacou a importância da quebra de patentes dos medicamentos anti-retrovirais, a continuidade dos experimentos de vacinas e a importância do uso do preservativo.

As apresentações teatrais do GTP+, APPS e do Clube de Mães do Alto do Refúgio chamaram a atenção para o cotidiano das pessoas soropositivas ao HIV, alertaram para a importância da prevenção e uso da camisinha.

Em volta do laço estendido no chão, da praça da Independência,os integrantes da Articulação AIDS Pernambuco, realizaram a chamada dos ausentes e um minuto de silêncio em memória aquelas pessoas que faleceram em decorrência da aids.

História - Em 7 de maio de 1983 um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em função do HIV organizaram em Nova Iorque, a primeira vigília pelos falecidos da aids. Internacionalmente conhecida como Candlelight (luz de velas), o ato tem como símbolo as chamas das velas acessas que nesta ocasião sinalizam um estado de vigilância. Ao mesmo tempo busca iluminar para a realidade da epidemia e solidariedade com as pessoas vivendo com aids e os seus familiares.

Números da AIDS - Segundo o Ministério da Saúde, 30 pessoas morrem por dia e 11 mil morrem por ano. Em Pernambuco, há 9.837 casos notificados de Aids. Destes, 4.361 estão em Recife, segundo dados da Secretaria de Saúde (Boletim Epidemiológico setembro 2006).

Powered By Blogger