quarta-feira, 29 de agosto de 2007

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Seção de vacinas atualizada

Confira na seção de vacinas e remédios, ao lado, as novidades do ENVAH II.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

ENVAH: resultados posithivos

O II Encontro Nordestino de Vacinas Anti-HIV (ENVAH), realizado de 12 a 15 de julho em Itamaracá /PE contou com a participação de 66 representações governamentais e não governamentais do Nordeste que atuam com a temática de DST/AIDS. Representantes de pessoas vivendo com HIV e AIDS que fazem parte da RNP+, ativistas, pessoas vivendo com HIV e AIDS e profissionais de saúde interessados na temática.

O Encontro veio para colaborar com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre vacinas terapêuticas e preventivas, incluindo temas como: ética em pesquisa, inserção da participação comunitária no processo de construção de políticas públicas e controle social; e socialização dos novos métodos e experimentos da investigação de cura e prevenção do vírus HIV, proporcionando esclarecimentos às representações governamentais e não-governamentais que atuam com a temática DST/AIDS, às pessoas que vivem com HIV/AIDS e profissionais da área de saúde pública oriundas do estado de Pernambuco e demais estados do Nordeste.

Colaborando na defesa desses direitos fundamentais à pessoa humana e de somar forças às ações de fortalecimento do protagonismo cidadão e da participação comunitária, através das , mesas redondas e palestras. Proporcionando também informações consistentes e atualizadas sobre vacinas anti-HIV , terapêuticas e Preventivas, ética na pesquisa e instâncias de controle social, inserção de participação comunitária, novas estratégias de prevenção (tribuna livre circuncisão e microbicidas) e uma mesa inovadora sobre tuberculose, novos desafios e pesquisas nesta temática.

Foi possível ainda realizar uma Reunião com os representantes dos Fóruns da região Nordeste para avaliação e formulação da Carta de Princípios de valorização da ética na pesquisa de 2007 (leia aqui). Esta reunião contou com a participação das representações da RNP+ e dos Fóruns dos estados nordestinos.

Como resultados desta reunião obteve-se: maior ampliação das ações de participação comunitária em vacinas anti-HIV; criação de estratégias de comunicação com a população vivendo com HiV e AIDS e de maior vulnerabilidade a partir do contexto atual destas populações para eventuais protocolos de pesquisas, informando, esclarecendo, sobre a sua participação e seus direitos de forma clara e de fácil entendimento.

Este documento será encaminhado ao Comitê Assessor de Vacinas anti-HIV do PN-DST/AIDS do Ministério da Saúde e aos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde da Região Nordeste.

Com o desenvolvimento do Projeto e a participação efetiva de todos os colaboradores institucionais (coordenação, associados, equipe de técnicos, usuários e voluntários) estamos contribuindo para o fortalecimento do GTP + e da participação comunitária da região nordeste na temática de vacinas Anti-HIV.

O sucesso deste encontro foi postihivo graças as parcerias (PN-DST/AIDS, PM-DST/AIDS da Cidade do Recife, IAVI e INATA-AESO). No entanto, ressaltamos que um evento tão importante como este é imprescindível a continuidade do seu apoio e parceria.

Agradecemos também as Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, Beneficiarios/as, Voluntários/as, Colaboradores,Coordenadores, Sócios e Corpo Técnico que contribuíram para a realização do II Encontro Nordestino de Vacinas Anti-HIV.

Powered By Blogger