segunda-feira, 27 de abril de 2009

Prevenção sobre a co-infecção Tuberculose e AIDS na comunidade de Santo Amaro



Na última quarta-feira (22), o projeto “Estratégias para Prevenção da Tuberculose” realizou mais uma atividade em Recife. Desta vez, contou com a parceria do Posto de Saúde da Família de Santo Amaro. A oficina contou com 35 pessoas da comunidade local que serão multiplicadores da co-infecção da tuberculose em pessoas vivendo com HIV/AIDS. A oficina aconteceu na Escola Lutadores do Bem.

Durante o encontro, os participantes tiveram informações e dados sobre a doença através de vídeos, exposições e trabalhos em grupos. De linguagem fácil e acessível receberam kits com materiais informativos da Campanha “Tuberculose e AIDS, você precisa saber”, para ser distribuído em locais da comunidade, como as escolas, posto de saúde e associações. Em média, Pernambuco registra 4.200 casos de tuberculose por ano.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

II Encontro da Comissão Pró-Conferência de Comunicação

No dia 23 de abril (quinta-feira), movimentos sociais de Pernambuco se reúnem no II Encontro da Comissão Pró-Conferência de Comunicação. O evento será para discutir o monopólio das famílias que detêm o poder midiático no Estado. Aberto ao público, será realizado no Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco (Sindsep), bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Na programação, que está marcada para começar às 8h30 da manhã, estão incluídos debates sobre o tema: Os Donos da Mídia, com a participação dos debatedores Mariana Martins, do Coletivo Intervozes, Rosário Pompéia, do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), que vai apresentar dados sobre as concessões públicas das comunicações, entre outros aspectos, Osnaldo Morais da FENAJ, que vai debater sobre os radiodifusores políticos de Pernambuco e Everaldo Costa, do Giral, Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local, que atua em Pombos, Glória do Goitá, Feira Nova e Lagoa de Itaengado, falando sobre os políticos concessionários do interior do estado.


A tarde será realizada uma reunião com os membros da Comissão de Organização para que sejam encaminhadas as propostas de articulação dos debates sobre a Conferência de Comunicação em toda a sociedade civil. Vale ressaltar que esta reunião é aberta ao público, visto que todos que se sintam interessados em engajar-se nesta luta pela ampliação dos espaços de discussões sobre o tema estão convidados a participar dos grupos de trabalho.


Mobilização - A Conferência Nacional de Comunicação será realizada em dezembro deste ano, em Brasília. Com o objetivo de organizar e articular encontros e discussões sobre as demandas da população acerca das políticas públicas na área da comunicação foi criada a Comissão Pró-Conferência de Pernambuco, através do primeiro encontro estadual, realizado pelo Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM), no dia 26 de março deste ano. A ideia é trazer cada vez mais pessoas para discutirem as necessidades do estado em relação às comunicações e a conferência.

Serviço:

II ENCONTRO DA COMISSÃO PRÓ-CONFERÊNCIA DE PERNAMBUCO

Data: 23 de abril (quinta-feira)

Hora: de 8h30 às 16h

Local: Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep-PE)(Rua João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista, Recife -PE. )

ABERTO AO PÚBLICO



terça-feira, 7 de abril de 2009

07 de abril - Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de garantir tais direitos. Esperemos que não só neste dia o tema saúde seja abordado e debatido na sociedade.
Em Pernambuco a situação é de sucateamento do Sistema Único de Saúde. Na Região Metropolitana do Recife, faltam medicamentos para as doenças oportunistas, leitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS. A demora na entrega dos resultados dos exames de CD4 e Carga Viral, ainda continua sendo uma realidade do Estado, que deveria ser de um mês e está demorando até quatro meses. No interior do Estado também não é diferente, falta preservativos, principalmente o feminino.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas. É necessário que informações acerca da higiene, doenças, dentre outras, cheguem à população. Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e pelo governo federal. Outra forma de garantir a saúde digna da população é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade.
Apenas três países no mundo garantem a saúde integral a seus cidadãs e cidadãos, Canadá. Cuba e Brasil. Que este dia seja de conscientização mundial em prol da humanidade.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo participa do Recfest 2009

De 02 a 04 de Abril acontece à quinta edição do Recfest 2009 em Recife, e o GTP+ marca presença com uma mesa sobre a temática de HIV/AIDS. No segundo dia (03), às 18h, apresenta o projeto Cidadania Posithiva, na mesa de debate sobre “Direitos Humanos, Prevenção às DSTs/AIDS e a população LGBT”. Além disso, o grupo de teatro Turma da Prevenção apresenta a peça educativa “60 anos de Direitos Humanos! 60 anos de luta!”. O evento acontece no Teatro do Parque, na Conde da Boa Vista, Recife.

O GTP+ irá abordar os aspectos do projeto CIDADANIA POSITIVA que dá apoio jurídico a pessoas vivendo com o HIV/AIDS e a população de maior vulnerabilidade à infecção. O objetivo é estimular essa população a buscar a efetivação dos Direitos Humanos, esclarecendo quando tais direitos são violados.

Recfest – é um festival de arte e cultura que busca a cidadania e a inclusão social do público LGBT. Na sua programação acontecem palestras e debates sobre educação, cultura, mídia, turismo, saúde e segurança, uma mostra de filmes de temática GLBT e uma feira de variedades.

Serviço:

Dia 03.04 – Debate com o tema Direitos Humanos, Prevenção às DSTs/AIDS e a população LGBT e apresentação de Teatro com a Turma da Prevenção.

Hora: 18h

Local: Teatro do Parque – Conde da Boa Vista, Recife.

Powered By Blogger