quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Prevenção e HIV é tema de oficina com universitários na UFPE

Mitos ou verdades foram à base de discussão da oficina que o GTP+ ofereceu hoje (30) à estudantes de psicologia da UFPE. O GTP+ recebeu o convite da professora e psicóloga Sandra Farias para tratar com os alunos sobre o tema da sexualidade. Uma das principais dúvidas eram as formas de contágio às doenças sexualmente transmissíveis e ao vírus HIV/AIDS.

“A oficina foi maravilhosa, aproximar os estudantes com essa temática é importante para o futuro profissional. Além da experiência de como é difícil trabalhar com a sexualidade”, disse a professora Sandra Farias. O encontro foi ministrado pela psicóloga do GTP+ que contou com a participação de 25 alunos/as do 8º período de psicologia.

Durante a oficina os estudantes receberam panfletos com informações sobre HIV/AIDS e preservativos masculinos e femininos. A relação da academia com os movimentos sociais devem ser de aproximação. “É importante falar sobre prevenção em universidades para um público que está próximo de ser um profissional, e que também este seja um meio de alcance a possíveis beneficiários da instituição”, disse Cristiane Prudenciano, coordenadora de Programas e Projetos do GTP+.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pela primeira vez uma vacina experimental pode evitar o risco de infecção ao HIV


Um grupo de cientistas dos Estados Unidos e Tailândia apresentou esta semana uma vacina que reduz o risco de contágio da AIDS em 31,2% após haver realizado testes em 16 mil voluntários. Este avanço, provavelmente, vai atrair novos investimentos para o campo da vacina contra a AIDS. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), estão otimistas em relação aos resultados divulgados.


Apesar dos resultados dos testes serem um avanço, o grupo responsável pelo estudo destacou que é ainda prematuro falar de uma vacina universal contra o vírus causador da Aids. Ainda não se sabe, por exemplo, se os componentes da vacina estudada na Tailândia são aplicáveis em outras regiões do mundo onde os contextos genéticos são diferentes.


A vacina em testes começou em 2003 e é conhecida como RV 144 e mistura duas fórmulas genéticas que não tinham funcionado antes com humanos e que nesta ocasião protegeram 31,2% dos 16.402 voluntários. O estudo foi realizado com homens e mulheres ente 18 e 30 anos de idade. Metade deles recebeu a vacina, e a outra metade, um placebo. Dos voluntários que receberam o placebo, 74 de 8.198 foram infectados, contra 54 em 8.197 dos que foram imunizados com a vacina. Um relatório mais detalhado sobre a pesquisa será apresentada na Conferência de Vacinas da AIDS, de 19 a 22 de outubro, em Paris.


Números - Segundo dados das Nações Unidas, cerca de 33 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, a maioria na África. São registradas em torno de 7,4 mil novas infecções a cada dia.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia Nacional dos Surdos é comemorado com caminhada em Recife

Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Fêneis realiza na próxima segunda-feira (28) uma caminhada pela cidadania dos surdos. Este ano a Federação vai às ruas com o tema Respeito às Diferenças pelos Direitos dos Surdos”, às 9h, com concentração na Rua José de Alencar, nº 44, de frente ao Shopping Boa Vista. A caminhada segue até a Rua da Aurora.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 15 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva. No Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,3% da população responderam ter algum problema auditivo. Aproximadamente 1% declarou ser incapaz de ouvir. Para a Fêneis que estará realizando algumas ações, está data é significativa para chamar atenção da sociedade para este segmento.

Fêneis - é uma entidade filantrópica que defende os interesses da Comunidade Surda, lutando pela integração e plena realização da cidadania dos Surdos nos diversos segmentos da sociedade.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PE convoca estapa estadual, mas prazo prejudica mobilização


A etapa estadual da Conferência Nacional de Comunicação acaba de ser convocada em Pernambuco. Publicada no diário oficial de ontem, 16, a convocatória prevê que a Conecom/PE seja realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro no Recife. Apesar de satisfeita com a convocatória, a Comissão Pernambucana Pró-Conferência de Comunicação considera a data imprópria para realização da etapa estadual, visto que com o curto prazo de mobilização não poderão ser realizadas etapas preparatórios e o processo pode ser descaracterizado com deficiência na mobilização.


Outro problema identificado pela Comissão Pernambucana Pró-Conferência de Comunicação foi a ausência da formação de uma Comissão Organizadora Estadual composta por sociedade civil e poder público para que seja encaminhado o processo de forma participativa e democrática.


Ontem, após o ato puxado pelas juventudes pró-conferência de comunicação, foi feita uma conversa inicial com um dos assessores do secretário de comunicação Evaldo Costa. E todas estas questões foram passadas. Um conversa com o secretário foi marcada para a próxima sexta-feira, 18, pela manhã.




Nota Pública da Comissão Pró-Conferência ao Governo do Estado de Pernambuco


A Comissão Pernambucana Pró-Conferência de Comunicação vem saudar a convocação da etapa estadual da I Conferência Nacional de Comunicação, publicada hoje, 16 de setembro de 2009, no Diário Oficial deste estado. Este foi um importante passo, mas para se tornar uma conquista democrática deve garantir a participação de todos os setores envolvidos em todas as etapas, particularmente da sociedade civil, que teve sua presença restringida no âmbito da comissão organizadora nacional.

Neste sentido, vimos a público assinalar ao Governador Eduardo Campos que confiamos no seu compromisso, divulgado ainda durante a campanha para o Governo do Estado, de sempre estar aberto para ouvir a sociedade e garantir democraticamente a sua participação na definição de políticas para o Estado.

Que esta seja a tônica da Comissão Organizadora Estadual da I Confecom. Dado todo o esforço da Comissão Pernambucana Pró-Conferência de Comunicação no sentido de aproximação do governo estadual para apresentar propostas para a realização da Confecom neste estado, nós, organizações integrantes da Comissão, também precisamos vir a público dizer da nossa preocupação com a data definida para a etapa da Confecom em Pernambuco, haja visto que o Estado terá menos de um mês para garantir a construção de um projeto de Conferência Estadual que possa ser participativo e representar verdadeiramente as demandas da sociedade pernambucana.

Tendo em vista toda a nossa mobilização, desde março deste ano, em permanente contato com a Comissão Nacional Pró-Conferência e com a Comissão Organizadora Nacional, colocamos este acúmulo a serviço na Confecom/PE, e ficamos aguardando o contato do Executivo estadual, para que possamos participar em uma construtiva parceria com o Governo e demais setores que estarão também nesta Conferência.


Recife, 16 de setembro de 2009.

Comissão Pernambucana Pró-Conferência de Comunicação

Nota pública das Entidades Médicas de Pernambuco sobre as fundações privadas


NOTA PÚBLICA:

As entidades médicas de Pernambuco vêm a publico manifestar opinião referente ao anúncio pela Secretaria Estadual de Saude de abertura de processo licitatório para gestão por Organizações Sociais do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA'S) localizadas em Olinda, Paulista e Igarassu.


Lamentamos a decisão da Secretaria Estadual de Saúde de entregar os novos hospitais públicos à iniciativa privada ou a qualquer forma de terceirização e consideramos um erro agravado pela ausência de debate com a sociedade civil organizada e o Conselho Estadual de Saúde (CES).


Fizemos durante o último ano várias reuniões com o Secretário de Saúde João Lyra Neto, e este tema de privatização de serviços não foi tratado.Muitas outras medidas anunciadas pelo Secretário nestas reuniões não foram cumpridas, contribuindo para a manutenção do estado precário de atendimento à população em nossos atuais hospitais públicos. Manifestamos, portanto, a perda de confiança nesta Secretaria de Saúde como gestora do Termo de Compromisso assinado entre Governo do Estado e entidades médicas em setembro de 2008.


As entidades medicas que vêm tentando colaborar com um projeto de melhoria para a saúde pública desde a assinatura deste Termo de Compromisso, manifestam seu veemente repúdio ao projeto oraapresentado que contraria os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Em linhas gerais, A Secretaria de Saúde assina públicamente seu atestado de incompetência ao reconhecer a falência de sua capacidade administrativa para gerenciar os hospitais públicos, tentando se desobrigar com a saúde pública que é um dever do Estado e direito dos cidadãos de Pernambuco.


A entrega do patrimônio público nas mãos de Organizações Sociais ou de alguns privilegiados sepulta o controle social do SUS. Essa experiênca em alguns Estados, vem sendo alvo de investigações e outras medidas pelo Ministério Público Federal além dos Tribunais de Contas. Conclamamos o Governador Eduardo Campos a uma reflexão sobre a importância dos serviços públicos de saúde como garantia de cidadania para o povo pernambucano. Conclamamos a Sociedade Civil Organizada a reagir. Conclamamos o Ministério Público e o Tribunal de Contas para se posicionar com a urgência que a situação requer.


De nossa parte, resta a luta pela saúde pública de qualidade, garantia social que vem sendo negada pelos sucessivos governos. Informamos ainda, que adotaremos as medidas legais cabíveis contra a terceirizaçãoda saúde, como já o fizemos em relação as Fundações Públicas de direito Privado.


Recife 13 de setembro de 2009
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE PERNAMBUCO
SINDICATO DOS MÉDICOS DE PERNAMBUCO
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE PERNAMBUCO

Manifesto sobre a campanha de AIDS e Hitler

Manisfesto do Fórum de ONG Aids do Estado de São Paulo está colhendo assinaturas de instituições e fóruns para constar no manisfesto contra a campanha que está sendo veiculada na Europa. O GTP+ já assinou o documento.


MANIFESTO:

O Fórum de Ong Aids do Estado de São Paulo vem a público manifestar sua indignação sobre a peça publicitária de combate a aids que está sendo veiculada na Europa. Embora num primeiro momento ela possa parecer inofensiva e que atende com criatividade àquilo que se propôs, basta uma reflexão mais crítica para perceber que ela é carregada de preconceito e discriminação as PVHAs e um desserviço a luta contra aids.

1. A atividade sexual que não ilustra o uso do preservativo como meio de proteção não deixa claro ao expectador sua função preventiva do ponto de vista da saúde;
2. Aqui o HIV é representado por Adolf Hitler e, jamais um vírus - sobretudo o da aids - pode ser relacionado a um ser humano, por pior que este humano tenha sido;
3. Isso pode ser uma grande lenha na fogueira sobre a pauta da criminalização da transmissão;
4. Vimos comentários no site do UOL e pudemos observar inúmeras menções equivocadas que relacionava o portador a Hitler (muito perigoso para todos nós);
5. Os anos nos ensinaram que qualquer campanha baseada no medo e no pânico não contribui para educação e mudança comportamental;
6. E por fim aquilo que nos causou mais perplexidade e descontentamento, a imagem vinculada a transmissão não é de um vírus mas de um ser humano - o hiv não é e nunca será o seu portador - , isto posto, corre se o risco de qualquer pessoa que esteja vivendo com HIV/AIDS possa ser relacionada a imagem do genocida - diga-se um ser humano deplorável - caso esteja em atividade sexual.

Fórum de Ong Aids do Estado de São Paulo

Link da campanha: http://www.aids-ist-ein-massenmoerder.de/typo3/index.php?id=aids_kampagne&L=2

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O GTP+ adere à Marcha Mundial Pela Paz e Pela Não-Violência



O GTP+ adere ao movimento internacional contra a violência A Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência. Pernambuco é um Estado que necessita urgentemente de uma cultura pela paz, com aproximadamente 8.485.386 habitantes, distribuídos em 185 municípios, vem figurando entre os dez estados mais violentos do Brasil.

A MARCHA - Começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência” e terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes.

A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro de 2009 e passará por Manaus, Recife será nos dias 17 e 18 de dezembro, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre.

Números - Dados de diversas organizações que monitoram os gastos bélicos dos países indicam que a América do Sul é uma região cada vez mais armada. Segundo o Centro de Estudos Nueva Mayoría, em 2008 os países da região gastaram US$ 51,1 bilhões em defesa, 30% a mais do que em 2007. A Rede de Segurança e Defesa da América Latina estima que foram US$ 48 bilhões. Segundo a Rede de Segurança, a Colômbia gastou 10,7% de seu orçamento nacional com segurança. O Brasil dedicou 3,1%.

Informações: http://marchamundial.org.br/

Projeto-Piloto de Testagem rápida do vírus HIV

Nesta quinta-feira (10), o Ministério da Saúde, a Pact Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançaram a iniciativa de testagem voluntária de HIV entre gays, homens que fazem sexo com homens e travestis. A principal novidade do projeto-piloto Quero Fazer é um trailer itinerante, que está realizando os exames nas ruas de Recife e da Região Metropolitana. Com a parceria de Organizações, como a ONG Leões do Norte, AMOTRANS e também o GTP+, o público terá acesso dia e noite há exames rápidos de diagnóstico do vírus da AIDs.


O lançamento do projeto contou com a presença de Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST/Aids, de Jeffery Bell, diretor da Agência dos Estados Unidos de América para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), e de Lilia Rossi, diretora da Pact Brasil. "Essa iniciativa amplia a oportunidade de testagem, e quebra um mito de que brasileiro tem medo de fazer o teste", disse Mariângela Simão. O projeto também será de prevenção, com a distribuição de camisinhas e panfletos educativos.


Desde 1983, quando foi registrado o primeiro caso de Aids em Pernambuco, mais de 12.800 pessoas foram infectadas pela doença. Quase 5.000 pessoas já morreram em decorrência do vírus HIV. Do total de casos confirmados, cerca de 8.600 são homens e aproximadamente 4.100 são mulheres. De acordo com o François Figueirôa, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, o objetivo é aumentar a prevenção no público homossexual masculino, que está sendo focado nesta ação.


Em dois anos a meta é fazer o teste rápido em mais de 4.000 pessoas. No final das ações, o veículo será doado para a SES para que os trabalhos de prevenção tenham continuação.


Powered By Blogger