sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Atividades marcam o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Recife

Atendimento jurídico e apresentação teatral fazem parte da programação

A ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) marcará a semana do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com uma série de atividades, que vão desde distribuição de kits de prevenção à apresentações lúdicas. O objetivo das ações é sensibilizar, mobilizar e orientar toda a sociedade e as pessoas vivendo com HIV/AIDS sobre o direito à uma saúde pública de qualidade. Com o tema "Saúde Pública Direito de todos e todas e Dever do Estado", a instituição estará realizando no dia primeiro de dezembro atendimento jurídico e apresentação teatral às 9h no Hospital Correia Picanço, e às 14h no Hospital das Clínicas, em Recife.

Os serviços de assistência às pessoas soropositivas continuam escassos, principalmente com o aumento da demanda de pessoas que se descobrem portadoras do vírus HIV. Falta medicamentos para as doenças oportunistas e leitos para a internação. No interior, falta investimentos às ações de prevenção. “Em 20 anos dos SUS ainda nos deparamos com a desqualificação dos serviços de saúde para a população. Queremos ampliar o debate sobre este direito, denunciando a privatização da gestão de saúde, a necessidade de mais profissionais no atendimento, e as dificuldades do dia-a-dia das pessoas que vivem com o vírus”, ressalva Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.

Com relação ao trabalho, as pessoas vivendo com HIV continuam sofrendo preconceitos, discriminação e intolerância, como foi o caso recente do concurso da Polícia Militar de Pernambuco, que exigia dos candidatos o exame do HIV. Um retrocesso para o movimento de luta contra a AIDS.

Entre as 15 cidades brasileiras onde a doença mais avançou no período de 1997 a 2007 estão dez capitais das regiões do Norte e Nordeste. O Recife figura em nono no ranking (com alta de 85,8%) e Jaboatão dos Guararapes, com o sexto (136,2%), revela o Ministério da Saúde. De acordo com os dados epidemiológicos do Estado de Pernambuco, até o dia 09 de novembro, já são 13.103 casos de AIDS. Em 2009 a AIDS matou 215 pessoas, foram identificados cerca de 127 casos em homens e cerca de 88 em mulheres. Essa relação, hoje, é de 1,4 para 1, enquanto que em 2008 era de 1,8 para 1.

1º de dezembro – O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, e a compreensão com as pessoas que vivem com o HIV/AIDS. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.


Programação:

01.12 – Terça-feira
Atendimento Jurídico e Apresentação Teatral no Hospital Correia Picanço
Hora: 9h
Local: Hospital Correia Picanço, Rua Pe Roma, 149 - Tamarineira – Recife/PE

Atendimento Jurídico e Apresentação Teatral no Hospital das Clínicas
Hora: 14h
Local: Hospital das Clínicas, Av Prof Moraes Rêgo, s/n - Cidade Universitária – Recife/PE

Audiência Pública na Câmara dos Vereadores na cidade de Paulista
Participação da Atividade da Articulação Aids de Pernambuco
Local: Câmara dos Vereadores de Paulista/PE

O Projeto Horas Posithiva participa do Seminário Viver com AIDS é possível, com Preconceito Não, em Arcoverde.
Hora: 19h
Local: Auditório AESA/CESA - Programa Municipal DST/Aids - Arcoverde/PE

De 30/11 a 04/12
A Cozinha Solidária distribui de kits de Prevenção aos clientes e beneficiários
Hora: 12h às 14h
Local: na sede do GTP+, Rua Manoel Borba, 545, 1º andar – Boa Vista, Recife/PE

04/12 – Sexta-feira
Projeto Mercadores de Ilusões distribui materiais explicativos sobre HIV/Aids, preservativos e géis lubrificantes.
Hora: 20h
Local: Bairro Boa Vista – Recife/PE

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pessoas vivendo com HIV visitam hospitais de referência no atendimento à soropositivos

A Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids (RNP-PE) realiza uma semana de atividades para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de Dezembro). As ações começam hoje (25) e vão até a próxima terça-feira (01) nos hospitais de referência no atendimento de pessoas vivendo com o vírus e visam sensibilizar os profissionais de saúde para melhor acolher os pacientes e fortalecer os soropositivos em sua cidadania.
Hoje, o grupo fará abordagens no hospitais Oswaldo Cruz e Correia Picanço. Na quinta-feira (26), é a vez do Hospital das Clínicas e novamente o Oswaldo Cruz, e na sexta-feira (27) o grupo segue para os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), localizados nas Policlínicas Gouveia de Barros e Lessa de Andrade. As atividades acontecem das 9h às 12h.Durante as visitas, também haverá distribuição de panfletos com informações sobre o descaso com a Saúde Pública e sobre a Rede. Para o coordenador colegiado da Rede, Roberto Brito, é preciso sensibilizar as pessoas para tratar o tema. “Essas atividades tem como objetivo conscientizar a população da garantia de acesso a uma saúde pública de qualidade, com respeito às pessoas vivendo com o vírus. Nós também queremos convidar as pessoas para participar da Rede”.
No Dia de Luta contra a AIDS (01), integrantes da Rede ocuparão a Praça do Diário, a partir das 10h, com um painel que trará frases de reivindicações do movimento. Atualmente, os principais problemas enfretamentos pelas pessoas que vivem com o vírus são a falta de estrutura física dos postos de atendimento, o descaso dos governantes com a saúde pública, falta de leitos e de medicamentos e a má qualidade do atendimento.
A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS é uma organização que atua na promoção do fortalecimento das pessoas soropositivas para o vírus HIV. A RNP/PE é composta por 25 integrantes que vivem com o vírus.
Dados – De acordo com dados do Governo Federal, entre 1980 e 2000, a região brasileira com maior incidência de pessoas com vírus HIV foi a Sudeste, com 60,4 casos para cada 100 mil habitantes, seguida pela região Sul, que concentrou 18.9 casos/ 100 mil habitantes. Em terceiro lugar está a região Nordeste (11,5 casos/100 mil habitantes), seguida pelo Centro-Oeste (5,7 casos/100 mil habitantes) e pela região Norte (3,6 casos/100 mil habitantes).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quartas do Cinema

A partir desta quarta-feira (25) o GTP+ irá promover todo mês o ´Quartas do Cinema´. Com a exibição de filmes culturais nas últimos quartas-feiras do mês, às 17h. O encontro será no espaço India na sede da instituição.
O primeiro filme será a "Infância Roubada", de Gavin Hood. Ganhador de oscar, traz um tema social e a redenção da África do Sul. Tsotsi é um jovem criminoso que lidera uma gangue de delinqüentes de Joanesburgo, África do Sul. Em seis dias de violência em sua vida, acompanhamos um crime que dá errado e o lança em uma nova jornada. O filme é baseado num livro de Athol Fugard, já publicado no Brasil. A obra foi escrita na década de 1960, quando a África do Sul ainda vivia sob o regime do apartheid. O filme mostra que pouca coisa mudou naquele país ao longo dessas últimas décadas.

O preço do ingresso será de R$1,00, que irá contribuir com a instituição.
Informações:
Com Emma ou Marcos, pelo telefone: 81. 3231.0905

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bazar Solidário 2009


Nos dias 20 e 21 de novembro o GTP+ realiza o Bazar Solidário 2009. Com o objetivo de arrecadar fundos para que continue engajado na promoção de atividades em defesa das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Nos dois dias, você poderá comprar produtos como sapatos, roupas, acessórios, objetos decorativos e livros com um preço especial. O bazar acontece na sede do GTP+, das 14h às 18h.
Colabore com este multirão solidário!

IV e V Fórum Latino-Americano e do Caribe sobre HIV/AIDS e DST

De 21 a 23 de novembro, militantes do movimento AIDS, ministros da América Latina e Caribe, pesquisadores, representantes e pessoas vivendo com HIV, estarão reunidos em Lima, no IV Fórum de Comunidade e V Latino-Americano do Caribe sobre HIV / Aids e DSTs. Entre os principais objetivos do Fórum de 2009 são as diretrizes para a promoção nacional e regional, políticas públicas de acesso universal à prevenção, cuidados e tratamento, e promover a participação e envolvimento multissetorial com eqüidade.

Outro objetivo do encontro é visualizar o progresso da resposta à epidemia na região, através da implementação de compromissos internacionais sobre o HIV. O Peru foi escolhido para sediar o Fórum pelo progresso na luta contra o HIV/AIDS. A organização espera grande participação do público devido à qualidade dos temas do programa e atividades.

Fonte: http://www.larepublica.pe/sociedad/16/11/2009/se-realizara-el-quotiv-foro-comunitario-y-v-foro-latinoamericano-y-del-caribe-en

GTP+ participa do Qualitá 2009

No último sábado ( 14 ), o Grupo de Teatro "Turma da prevenção” do GTP+ apresentou a peça "60 anos de Direitos Humanos, 60 anos de Luta", no “Qualitá 2009 - I Feira sobre qualidade de vida”. Promovida pela Associação dos Funcionário da CEF, o evento aconteceu no Janga. A peça foi apresentada para funcionários da Caixa Econômica Federal. Além da participação do Teatro, a Cozinha Solidária também foi responsável pelo almoço e lanche da feira.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cidadania para travestis e transexuais é tema de discussão em Audiência Pública e Encontro Pernambucano

De 12 a 14 de novembro, a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS) promove o I Encontro Estadual de Travestis e Transexuais de Pernambuco. Com o tema “Formação de lideranças em Pernambuco” irá reunir 40 lideranças do Estado para discutir políticas públicas e cidadania. O Encontro começa às 14h, no Hotel Jangadeiro, em Recife.

Para a organização do encontro, este é um momento ímpar para o movimento em Pernambuco. “Esse encontro pretende atender e discutir as demandas das travestis e transexuais do Estado, no que diz respeito aos direitos humanos e sua cidadania”, disse Chopelly Glaudston, integrante da AMOTRANS. Para a articulação é mais que urgente a necessidade de ações na luta de conquistas dos mesmos espaços, direitos e cidadania das travestis e transexuais, uma vez que a discriminação a essas pessoas se potencializa na exposição mais clara de sua identidade de gênero. A identificação por seus nomes sociais já é uma vitória em alguns estados do Brasil, mas em Pernambuco o preconceito ainda é uma realidade.

Na mesa de abertura que começa às 14h, participam gestores da cidade do Recife e de movimentos sociais, como o Coordenador Estadual de DST/AIDS, François Figueiroa , a Secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo e a Secretária de Assistência Social, Karla Menezes. Do movimento social, a AMOTRANS, Fórum LGBT, Movimento Gay Leões do Norte e GTP+. O Encontro também conta com a presença de militantes do movimento dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí.

O movimento também promove uma Audiência Pública no dia 13, às 9h, com o tema: ”Avanços e necessidades do Movimento de Travestis e Transexuais em Pernambuco”, na Assembléia Legislativa. À tarde, o grupo volta ao Hotel Jangadeiro para continuar o Encontro com oficina e Grupos de Trabalhos. No dia (14), a Prevenção as DST/HIV/AIDS e Tuberculose será um dos temas. Logo após será apresentado o Plano de Feminização e Plano de Enfrentamento para HSH e travestis.

Powered By Blogger