sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Diversas organizações e pessoas comprometidas com a luta contra a Aids, parabenizam o novo site do GTP+

Depois do lançamento do site, o GTP+ recebeu várias mensagens de parabéns pelo novo espaço virtual, segue abaixo:

"Companheiras/os do GTP+, acabei de "navegar" no site do GTP+, fiquei encantada!
É um excelente instrumento de comunicação para disseminação de conhecimento!
Parabéns!!!!!!! Vocês merecem!!!
Desejo que o projeto politico do GTP+ alcance cada vez mais a sociedade,
fortaleça as pessoas e o movimento de pessoas vivendo com AIDS, influencie
fortemente as políticas públicas e que construa fortes e respeitadas
parcerias financeiras e políticas. " (Simone Ferreira, Coordenadora Colegiada da Articulação Aids de Pernambuco)

"Que essa nova ferramenta de comunicação possa ser um importante canal difusor de informações imprescindíveis no combate à epidemia. Parabéns pelo excelente trabalho." (Gil Casimiro, Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais - SCDH)

"Vocês estão de parabéns. Fico muito feliz com a velocidade que vocês estão tendo. (...) não esqueço este grupo tão forte e tão decidido. Continuem assim." (Fernanda Pereira)

"Parabéns pelo site e pelos Dez anos de atuação. Uma causa se defende com o compromisso." (Eduardo Luiz Barbosa, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais)

"Parabéns a todos do GTP+ por mais essa conquista!!!" (Renata Gaburri Vieitas, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais)

"Página bem bolada, estão de parabéns." (Rubens Raffo - RNP/Porto Alegre)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mercadores de Ilusões participa do Encontro Nacional de Prevenção junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino

O projeto Mercadores de Ilusões, do GTP+, que trabalha com prevenção junto aos profissionais dos sexo masculino, será uma das iniciativas apresentadas no Encontro Nacional de Prevenção, que acontece de 25 a 27 de agosto, em Brasília. O Entrasex, realizado pelo Departamento de Aids/DST/HV do Ministério da Saúde, recebe trabalhadores sexuais masculinos, ativistas de ONGs que atuam na prevenção junto a este público e gestores nacional, estaduais e municipais da Aids, de todas as regiões do país.

Essa é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de ações do Plano Nacional de Enfrentamento do HIV, DST e HV junto aos homens que fazem sexo com homens (HSH), especificamente os profissionais do sexo. O Mercadores de Ilusões faz parte das poucas iniciativas de atuação direta de prevenção junto a este segmento no Brasil. Ismael Basílio, educador social do projeto e um dos jovens que participa do Mercadores, relatam os resultados da pesquisa realizada em Recife com esses profissionais, e as ações de prevenção, na quinta-feira (26), às 10h30, na mesa “Experiências com Prevenção Junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino”.

A idéia é instigar a participação direta de atores sociais, ativistas, gestores e os profissionais do sexo na formulação de políticas de prevenção de DST, HIV e Aids. Um dos objetivos do evento é que seja um espaço para a convivência e troca de experiências entre os participantes envolvidos na luta contra a AIDs, e que possa contribuir na articulação entre os TSM com as redes já existentes de luta contra a AIDS de todas as regiões do Brasil.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GTP+ com cara nova na web

10 anos de Prevenção e Cidadania

Hoje, 20 de agosto, o Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo está com o site de cara nova. A nova ferramenta tem como propósito ampliar o acesso da população ao conteúdo sobre os assuntos relacionados às doenças sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e as ações da instituição. Essa é a primeira de muitas atividades que irão marcar os 10 anos de sua fundação.

O visual segue a tendência de renovação dos websites. Com a nova versão, as pessoas podem chegar, de forma mais rápida e fácil, desde as dúvidas de como se contrai o vírus da aids até ao conteúdo relacionado às ações e projetos desenvolvidos pela ONG. Uma novidade são os links para as mídias sociais, facebook e twitter da instituição.

Para Pernambuco, é impossível contar a história do movimento aids do Estado, sem falar da importância do GTP+, única instituição fundada por pessoas vivendo com HIV e Aids na Região Nordeste. 10 anos de existência representa a legitimidade da organização no movimento aids em prol dos direitos humanos e da cidadania.

Seja Bem Vindo(a)!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cientistas provocam 'autodestruição' de células de HIV

Técnica criada em um laboratório israelense ainda está em fase preliminar de estudos.

Cientistas de Israel afirmam ter descoberto uma nova forma de eliminar células infectadas com HIV, em um processo que provoca a autodestruição de células contaminadas.
Pela técnica desenvolvida pelos cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, as células infectadas com HIV recebem um DNA viral, que faz com que a célula morra. A técnica não afetou as células não-infectadas.
Até o momento, a técnica foi desenvolvida apenas em pequena escala, com poucas células. Nenhum teste foi realizado em humanos.
A pesquisa será publicada nesta quinta-feira na revista científica Aids Research and Therapy.
Os pesquisadores afirmam que a técnica poderia levar a um tipo de tratamento contra o vírus HIV.
O melhor tratamento disponível atualmente - à base de antiretrovirais - é eficaz no combate à replicação de células infectadas, mas ele não consegue eliminá-las.
Segundo o artigo, assinado pelo professor Abraham Loyter e sua equipe, o método desenvolvido no laboratório "resultou não só no bloqueio do HIV-1, mas também exterminou as células infectadas por apoptose [autodestruição]".
O artigo faz a ressalva, no entanto, de que há mais de um tipo de vírus HIV e que o trabalho da equipe está apenas nos estágios iniciais.
Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ajudar no desenvolvimento de um novo tipo de tratamento no futuro contra a aids. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Delegação de Gana visita a sede do GTP+ e se encanta com a Cozinha Solidária

A visita da comitiva teve como propósito trocar experiência em DST/Aids.

Ativistas e técnicos da República de Gana envolvidos com a temática de DST e Aids visitaram o GTP+ na última terça-feira (17). Em reunião com colaboradores da instituição puderam conhecer os projetos e programas da ONG, a exemplo da Cozinha Solidária como uma alternativa para a sustentabilidade das ações. O encontro foi marcado com discussões sobre os efeitos colaterais dos medicamentos, e a lipodistrofia. Durante a visita também assistiram a uma apresentação de Lampião e Maria Bonita, sobre prevenção. Em Gana também utilizam da arte para falar sobre DST e Aids nas comunidades.

A visita é promovida pelo Centro Internacional de Cooperação Técnica (CICT) do Programa Nacional de DST/Aids. “A troca de experiências entre os dois países é fundamental para conhecer os desafios e pensar novas estratégias de enfrentamento da epidemia”, disse Wladimir Reis, coordenador geral do Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo. Os técnicos de Gana, vinculados ao governo do país e a ONGs, também visitaram às organizações Gestos, SOS Corpo e Instituto Papai. Eles também conhecerão alguns serviços do Programa Estadual de DST/Aids de Pernambuco.

Em Pernambuco - foram registrados 14.008 casos de Aids de 1983 a janeiro de 2010, com tendência de aumento desde a década de 90, principalmente entre mulheres e heterossexuais. A maioria dos casos (78%) foi registrada na Região Metropolitana do Recife (RMR), mas 171 municípios do Estado (92,4%) já têm, no mínimo, um caso apontado.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Exército elimina candidato com HIV positivo

Candidatos à Escola de Sargentos do Exército são obrigados a fazer testes de HIV e outras doenças infectocontagiosas, como hepatite. Aprovados na primeira fase, eles devem fazer os exames para poder ser admitidos. Os candidatos com HIV positivo são eliminados.

Os casos vieram à tona depois que a Agência de Notícias da AIDS foi consultada por um candidato portador do vírus sobre a obrigatoriedade.

MP vê discriminação

A prática do Exército levou o Ministério Público Federal a entrar com duas ações na Justiça. "A pessoa pode ser SOROPOSITIVA e não manifestar a doença. O simples convívio não representa risco de contaminação", disse à Folha de S.Paulo a procuradora Luciana Loureiro.

Em nota à Agência, a escola diz estar amparada em lei de 1998 que dá direito ao portador de AIDS de ser reformado automaticamente. "Contraria o bom senso admitir um cidadão que tão logo seja incorporado deverá ser reformado", diz.

Fonte: DESTAK - DF | BRASIL

GTP+ participa da Posse do Conselho Gestor do HUOC

Nesta quinta-feira (12) acontece a cerimônia de posse do Conselho Gestor de Saúde do Hospital Oswaldo Cruz- Hospital Universitário. O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo conta com duas representações neste espaço, os colaboradores Ednaldo Brandão e Sérgio Pereira. A posse será realizada no Auditório do CIAP, às 10h. O HUOC tende entre seus usuários cerca de 600 pessoas vivendo com HIV e Aids, no bairro de Santo Amaro, em Recife.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia Nacional da Saúde é lembrado em Recife

Hoje (05), o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872. Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, as unidades do Sesc de Santo Amaro, Santa Rita e Casa Amarela oferecem serviços de saúde gratuitos para a população. Dentre os serviços, há orientações sobre DST/HIV e AIDS, além de outras como os cuidados com hipertensão arterial, diabetes, nutricional e física. Também estará disponível o acesso a testes de glicose, aferição de pressão, entre outros.

Endereços:

Sesc Santo Amaro – Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro | (81) 3216.1720

Sesc Santa Rita – Cais de Santa Rita, 156, São José | (81) 3224.7577

Sesc Casa Amarela – Rua Prof. José dos Anjos, 1109, Mangabeira | (81) 3267.4416

Fonte: Informações da Assessoria do Sesc

Powered By Blogger