sábado, 26 de fevereiro de 2011

Garotas são o alvo da campanha de prevenção à Aids no carnaval

O fenômeno da "feminização" da epidemia de HIV/Aids levou o Ministério da Saúde a eleger as garotas de 15 a 24 anos como foco da campanha de carnaval pelo segundo ano consecutivo. O objetivo é incentivar as meninas a terem sempre à mão um preservativo e exigirem seu uso durante a relação sexual.

"Hoje a proporção de mulheres infectadas pelo HIV ultrapassou a de homens justamente na faixa etária de 13 a 19 anos", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento da campanha no Rio de Janeiro.

"Para cada dez meninas infectadas, há oito meninos com a doença. Essa é a faixa de idade onde mais mulheres se infectam pelo HIV que homens", completou Padilha, para quem a falsa percepção de segurança no parceiro, a idealização romântica e a necessidade de provar confiança fazem com que mais meninas abandonem o uso do preservativo. "A nossa preocupação é que isso pode ampliar a feminização da epidemia. E a ideia da campanha é encorajar meninas, moças e jovens, na hora H, a pedir a camisinha", afirmou Padilha.

Saiba mais: Campanha mobiliza mulheres jovens na prevenção da aids (Ministério da Saúde - 25/02/2011)

Leia as matérias na íntegra:

Campanha por uso de camisinha no carnaval mira moças e jovens (O Estado de S. Paulo - 26/02/2011)

Campanha de prevenção à aids no carnaval será direcionada a garotas entre 15 e 24 anos (Agência Brasil - 25/02/2011)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil produzirá versão genérica de medicamento para aids e hepatites

Acaba de se concretizar mais uma aposta na produção nacional de medicamentos para a aids e as hepatites. É que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, através da Resolução nº 487/2011, o registro de comercialização da versão genérica do tenofovir para o laboratório oficial Fundação Ezequiel Dias (Funed – Governo do Estado de Minas Gerais).

Com a autorização, nove milhões de comprimidos começarão a ser produzidos a partir da próxima semana. Atualmente, cerca de 64 mil pacientes com aids e 1,5 mil pessoas que convivem com hepatites fazem uso do tenofovir no País. Essa produção tornou-se uma realidade por causa de parceria público-privada, viabilizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

O primeiro lote nacional do tenofovir estará disponível para os pacientes no fim de março. Com o início da fabricação, 10 dos 20 medicamentos antirretrovirais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passam a ser fabricados no Brasil, o que fortalece a autonomia do País na produção de fármacos. A concessão também comprova a capacidade técnica de produção nacional e reafirma o compromisso com a sustentabilidade do tratamento para as duas doenças.

“Além de disponibilizar o medicamento para as pessoas que vivem com aids e hepatites, fica garantida a oferta a longo prazo, contribuindo para diminuir a dependência externa”, enfatiza o diretor do departamento de DST, aids e hepatites virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

Fonte: http://casasaudavel.com.br/2011/02/09/brasil-produzira-versao-generica-de-medicamento-para-aids-e-hepatites/

GTP+ informa sobre o sorteio da rifa

O GTP+ realizou a rifa de uma Tv de 29 polegadas e um DVD para arrecadar recursos para a instituição. A extração da rifa pela Loteria Federal ocorreu no dia 22 de Janeiro de 2011, e o número sorteado foi o 695. Infelizmente este número não foi vendido, e não teve ganhador. Queremos agradecer a todas e todos que colaboraram com esta iniciativa de apoio a instituição. O valor apurado foi de R$ 882,00.

Nosso muito obrigado!

Equipe do GTP+

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aids e Qualidade de Vida: Pesquisa seleciona voluntários para tratamento da lipodistrofia.

As recomendações de exercícios físicos regulares para PVHA já são consensuais há algum tempo. Pelos indiscutíveis benefícios no combate à lipodistrofia, para a diminuição da gordura corpórea e aumento da massa muscular, as mudanças positivas nos perfis de colesterol e triglicérides, a melhora do equilíbrio hormonal, os exercícios físicos - quando elaborados de forma criteriosa - representam um eficaz aliado para prevenção e diminuição de cada um desses fatores de risco individualmente.

A resposta do Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco é enfrentar esse desafio de maneira multidisciplinar. O Núcleo abre vagas para voluntários que se interessem em participar de uma pesquisa no tratamento da lipodistrofia. O GTP+ em parceria com o Núcleo, através do Espaço Positivo encaminha e esclarece dúvidas aos interessados em participar da pesquisa. Para fazer parte, as PVHA devem ligar para o GTP+ (81. 3231.0905) e marcar sua avaliação para a próxima quarta-feira (09.02) que acontece na UFPE. Os exercícios físicos são três vezes por semana, no horário das 15h às 18h, com acompanhamento de um profissional de educação física. Além disso, a pesquisa cobre o acompanhamento de psicólogos, nutricionistas e dentistas, o que potencializa radicalmente o sucesso no cuidado com os parâmetros de saúde e qualidade de vida das PVHA.

Ministro vai rever a portaria que proibe os gays doarem sangue

Para Alexandre Padilha não se pode falar em grupo de risco e sim em pessoa com vulnerabilidade. Regra será revista.



Após receber representantes do Grupo Matizes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu que vai fazer reunião técnica para rever a portaria da Anvisa que proíbe as doações de sangue por homens gays e bissexuais.



“Vou abrir uma discussão técnica sobre isso e saber o porquê da regra. Vamos rever qual seria adequação em função da atualidade, inclusive do comportamento da epidemia de doenças que podem ser transmitidas através do sangue”, disse.

Alexandre Padilha analisou que nos dias atuais não existe mais o conceito de grupo de risco, mas de pessoa com vulnerabilidade. “Existe, inclusive, sobre esse tema uma resolução internacional”, acrescentou.

O Grupo Matizes conseguiu a audiência com o ministro através do deputado estadual Fábio Novo, presidente do diretório estadual do PT. A reunião ocorreu no gabinete do governador Wilson Martins.

O parlamentar Fábio Novo considera portaria da Anvisa preconceituosa.

Fonte: Cidadeverde.com

Powered By Blogger