sexta-feira, 29 de abril de 2011

Huoc não fechará leitos de doenças infecciosas

O diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Raíltom Bezerra, informou há poucos minutos que não será necessário fechar leitos nem UTI de doenças infecciosas. Ele recebeu garantias da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, à qual o hospital está vinculado, de que os 60 profissionais com contrato a vencer neste sábado serão mantidos no serviço até que haja uma solução definitiva. O diretor não sabe ainda qual a medida administrativa exata que está sendo tomada pelo governo. Se os médicos, enfermeiros e auxiliares deixassem a unidade a partir deste fim de semana, o hospital seria obrigado a fechar 22 leitos disponíveis para tratamento de dengue complicada e hemorrágica, como também a assistência intensiva a doentes de leptospirose, tétano, aids e outras enfermidades. Os contratos existem há dois anos, feitos pela Secretaria de Saúde do Estado na epidemia da gripe H1N1. No início do mês, a SES informou que não manteria mais a contratação. A equipe própria do Oswaldo Cruz, que tem déficit de pessoal, já toma conta de outros 35 leitos de doenças infecciosas. O Huoc funciona no Recife há mais de 100 anos e é referência no SUS. Ganhou fama internacional, há dois anos, ao curar garoto de raiva.

Fonte: JC - Coluna Mais Saúde. Verônica Almeida.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Horas Feminina

terça-feira, 19 de abril de 2011

Inscrições abertas para formação de Agente Popular de Cidadania

A ONG Coletivo Mulher Vida promove formação de Agente Popular de Cidadania para mulheres a partir de maio. Com o tema de Mulheres e Políticas Públicas, o curso é destinado para o público feminino a partir de 18 anos. Durante a formação que será uma vez por mês, as mulheres terão como conteúdo: Gênero, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica, legislação e políticas públicas, protagonismo e mobilização social. As inscrições vão até o dia 06 de maio, e quem tiver o interesse deve preencher a ficha de inscrição. A taxa de inscrição é no valor de R$ 10,00.

Informações:
formacao@coletivomulhervida.org.br ou 81. 3431.1196

FHI (Family Health International) suspende estudo de PrEP em mulheres

Na sequência da revisão intermediária de dados do estudo FEM-PrEP, o Comitê Independente de Monitoramento de Dados (DSMB) sugeriu à FHI o encerramento precoce do ensaio. Ele informou que era muito improvável que o estudo FEM-PrEP pudesse demonstrar a eficácia de Truvada (combinação dos antirretrovirais emtricitabina [(FTC) e tenofovir disoproxil fumarato (TDF)) na prevenção da infecção pelo HIV na população em estudo, mesmo se continuasse até a data de conclusão prevista inicialmente. FHI posteriormente concordou e decidiu, portanto, iniciar um encerramento ordenado do estudo sobre os próximos meses. As análises finais ainda não foram realizadas. Neste momento, não se pode determinar se o Truvada funciona ou não para prevenir a infecção pelo HIV em mulheres.

A decisão de interromper o recrutamento neste momento indica que o DSMB, que analisa o processo, chegou à conclusão de que mesmo se mais 2.000 mulheres fossem recrutadas e acompanhadas por 52 semanas, seria improvável que qualquer efeito de proteção do Truvada efeito que pudesse surgir neste grupo fosse suficiente para demonstrar um benefício estatisticamente significativo em geral.

Profilaxia Pré-Exposição é o uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas sem HIV para prevenir a infecção pelo HIV. Vários estudos em animais e um grande ensaio em homens que fazem sexo com homens (IPrex) mostraram que o Truvada pode reduzir o risco de infecção.

O ensaio clínico FEM-PrEP foi implementado pela FHI, em parceria com centros de pesquisa na África. Ele foi projetado para analisar se as mulheres HIV-negativas que estão em alto risco de exposição ao HIV podem usar com segurança uma dose diária de Truvada para evitar a infecção. Este estudo foi financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com recursos iniciais da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation.

O resultado do FEM-PrEP é surpreendente e decepcionante, dado que um número de estudos anteriores, sugeria a promessa de eficácia da profilaxia pré-exposição (PrEP) utilizando antirretrovirais. Mais recentemente, o estudo iPrEx mostrou que o uso do Truvada pode prevenir a infecção entre homens que fazem sexo com homens em risco para o HIV.

Há uma série de possíveis razões para os resultados do estudo, incluindo a baixa adesão ao regime de estudo, uma verdadeira falta de efeito do produto entre as mulheres (versus o observado em homens que têm sexo com homens), ou outros fatores ainda a determinar. FHI realizará novas análises e compartilhará dados adicionais nos próximos meses. O DSMB elogiou a equipe do ensaio pela realização de um estudo com um alto padrão, acompanhamento cuidadoso e bom para as boas práticas clínicas e as normas éticas.


Dados Preliminares disponíveis:

Apenas os dados preliminares FEM-PrEP estão disponíveis neste momento:

* Em 18 de fevereiro de 2011, o estudo tinha testado 3.752 mulheres e recrutou 1.951: 739, em Bondo, no Quênia; 764 em Pretória, África do Sul, 432 em Bloemfontein, África do Sul e 16 em Arusha, na Tanzânia. A razão mais comum para as mulheres não serem recrutadas foi a infecção pelo HIV pré-existente. A prevalência de HIV em geral foi de 21 por cento nas mulheres testadas para recrutamento.

* O acompanhamento de cada participante devia ser de 52 semanas, e o ensaio foi desenhado para recrutar 3900 mulheres.

* Dados preliminares indicam que cerca de 90 por cento das participantes foram retidas no estudo.

* A adesão ao estudo do produto foi de aproximadamente 95 por cento quando o produto de estudo estava disponível para uso.

* As mulheres relataram uma média de 3,7 relações sexuais vaginais durante os 7 dias anteriores ao recrutamento, consistente com uma média de 3,6 atos relatados durante o seguimento.

* Em 18 de fevereiro de 2011, a taxa aproximada de novas infecções pelo HIV entre as participantes do estudo foi de 5 por cento ao ano. Houve um total de 56 novas infecções pelo HIV, com igual número de infecções nas participantes que recebiam o Truvada e aquelas que recebiam placebo.

* As mulheres que participaram no FEM-PrEP utilizavam um método contraceptivo eficaz no momento do recrutamento: 66 por cento usavam anticoncepcionais injetáveis e 30 por cento usavam anticoncepcionais orais. A taxa de gravidez foi de 9 por cento; as maiores taxas de gravidez foram entre mulheres que usam contraceptivos orais.

* A utilização de Truvada em FEM-PrEP esteve associada a alguns efeitos secundários conhecidos, que não foram graves.

Adesão

É claro que a adesão poderia explicar a aparente falta de efeito no presente estudo. A adesão geral relatada foi de 95%, mas nesta fase FHI é incapaz de comunicar qualquer diferença na adesão entre os braços do estudo, diferenças na adesão ao longo do tempo ou diferenças na adesão de acordo com a medida de adesão utilizada.


O estudo de PrEP FEM utilizou relatos regulares de adesão de cada participante para identificar eventuais problemas. Também mediram os níveis de antirretrovirais no sangue da participante para verificar a correlação entre a adesão auto-relatada, contagem de comprimidos e consumo de real dos medicamentos.

A gravidez foi maior entre as que recebiam Truvada

A equipe do estudo visou que as taxas de gravidez fossem baixas para não expor o feto à ação do tenofovir, que é desconhecida entre eles. Por isto, solicitou-se que as mulheres usassem um anticoncepcional durante o estudo, fornecido gratuitamente. A cada quatro semanas as participantes realizavam testes para gravidez. As drogas em estudo eram suspensas assim que a gravidez fosse detectada.

Porém, as taxas de gravidez observadas foram maiores entre as participantes do estudo no braço de Truvada, do que entre as mulheres do grupo placebo. Este fato é inesperado e incoerente com as interações medicamentosas conhecidas envolvendo tenofovir (TDF) e hormônios anticoncepcionais, e com conhecidos efeitos metabólicos da emtricitabina (FTC). Possíveis explicações incluem a adesão diferenciada por grupo, interações medicamentosas previamente não definidas, acaso, ou uma combinação de fatores (incluindo ainda fatores desconhecidos). FHI realizará novas análises destes dados.

FHI e seus parceiros são especialmente gratos às mulheres cujo desejo de participar e compromisso com o estudo foram essenciais. Na medida do possível, todas as participantes foram notificadas da decisão e estão sendo convidadas para vir à clínica para visitas finais de estudo. As participantes que se infectaram com o HIV durante o estudo estão sendo acompanhadas pela equipe do ensaio por mais um ano e são encaminhadas para atendimento médico e tratamento adequado em sua comunidade.

Em poucos meses, quando o acompanhamento das mulheres não infectadas pelo HIV for completado ", FHI realizará análises mais profundas dos dados do estudo e das amostras de sangue colhidas durante o ensaio para examinar os fatores que contribuíram para os resultados observados. FHI também colaborará com os cientistas realizando outros estudos de PrEP para comparar resultados e entendé-los melhor.

Uma pergunta crítica, que pode ser impossível de responder dado o baixo número de recrutadas, é se houve diferenças entre as participantes da África do Sul e Quênia, o que pode explicar a aparente falta de efeito, seja em termos de comportamento sexual ou de adesão.

Dois estudos continuam a testagem do uso de Truvada para prevenir a infecção pelo HIV em mulheres.


O estudo Partners testa o uso de PrEP em 4.700 casais de homem e mulher em Quênia e Uganda, onde um parceiro tem HIV e o outro não está infectado. Espera-se que os resultados sejam informados em 2013. Este estudo compara tenofovir oral e Truvada oral.


O estudo VOICE compara a eficácia de tenofovir oral e Truvada oral com um gel vaginal de tenofovir em 5.000 mulheres heterossexuais na África do Sul, Uganda e Zimbábue. Este estudo também deve informar seus resultados em 2013.

Mais análises

A organizadora do ensaio, FHI, salientou que seria prematuro concluir que a PrEP não funcionou nesta população. Acrescentou que mais análises são necessárias para determinar se houve algum efeito da administração do Truvada no risco de aquisição do HIV por uma mulher durante o estudo.

Quando disponíveis, os resultados finais da FEM-PrEP darão uma importante contribuição para a compreensão do uso de antirretrovirais na prevenção do HIV. FHI, USAID e os parceiros de pesquisa na África estão empenhados em encontrar novas tecnologias e desenvolver de novas estratégias para proteger as mulheres contra o HIV.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Grupo de Teatro do GTP+ participa da Semana de Saúde no Presídio Aníbal Bruno

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Escola Estadual Joel Pontes preparou uma semana de atividades sobre saúde para os detentos do presídio Aníbal Bruno. E o Grupo de Teatro “ Turma da Prevenção” foi convidado para realizar atividades sobre prevenção às DSTs, HIV e Aids com os apenados.

O grupo que faz teatro de rua realizou seis apresentações durante a quarta-feira (06) para mais de 1.500 detentos. Com a peça Lampião e Maria Bonita em tempos de Aids, abordou os temas de forma lúdica com informações de contágio e prevenção. Além disso, fez distribuição de preservativos masculinos e materiais informativos.

Considerado o segundo maior presídio da América Latina, o Aníbal Bruno funciona em regime fechado. Sua capacidade é para 1.448 presos, mas ele comporta, atualmente, cerca de 4,4 mil apenados.

Dia Mundial da Saúde

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial da Saúde com o objetivo foi alertar a população a respeito de doenças possíveis de serem transmitidas, bem como prevenir alterações funcionais no organismo humano.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Comunicado de Mudança de Endereço

Comunicamos que a partir deste mês, a nossa sede estará funcionando em novo endereço. O GTP+ ficará na casa que está instalado o projeto da Cozinha Solidária, na Av. Manoel Borba, nº 487, 1º andar – Boa vista| Recife –PE.

Comunicamos também que não há alteração do número do telefone para atendimento ao nosso público beneficiário e parceiros, o atual telefone para contato é o 81. 3231.0905.
Estamos aguardando a sua visita!

Atenciosamente,
Equipe do GTP+

Comunicado de Mudança de Endereço

Comunicamos que a partir deste mês, a nossa sede estará funcionando em novo endereço. O GTP+ ficará na casa que está instalado o projeto da Cozinha Solidária, na Av. Manoel Borba, nº 487, 1º andar – Boa vista| Recife –PE.

Comunicamos também que não há alteração do número do telefone para atendimento ao nosso público beneficiário e parceiros, o atual telefone para contato é o 81. 3231.0905.
Estamos aguardando a sua visita!

Atenciosamente,
Equipe do GTP+

Powered By Blogger