segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Campanha de Mobilização de recursos – 2011 “Tornando Vidas mais posithivas”.

O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo Organização Não Governamental CNPJ. 05.087.086/0001-55, fundada em Dez de 2000, entidade coordenada por pessoas vivendo com o vírus HIV e doentes de Aids a única do Nordeste do Brasil que desenvolve trabalhos de cidadania e prevenção as DST-AIDS no Estado de Pernambuco, vem renovar a esperança de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Considerando que o GTP+ é uma Entidade sem fins lucrativos e que tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS vimos solicitar sua adesão a campanha de mobilização de recursos “tornando vidas mais positivas” 2011. A rede solidária tornando vidas mais positivas foi formada com vistas a angariar doações de alimentos não perecíveis, roupas, equipamentos, para o bazar e arregimentar colaboradores para fortalecer o atendimento e a assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS oriundas das comunidades de baixa renda do Recife e da Região Metropolitana do Recife.


Metas:


  • Angariar 1 tonelada de alimentos 1.000 kgs - Dez.2011 ( Cozinha Solidária);

  • Equipamentos, roupas, utensílios e usados ou novos para Bazar GTP+(Novembro – 2011);

  • Rifa Televisão de 21 polegadas. (Novembro de 2011) Cozinha Solidária.

  • Troca de 01 caixa de preservativos aromatizados e coloridos com 48 saches com 03 unidades por 03 Kgs de alimentos não perecíveis;

  • Apoio de doadores Pessoas Físicas e Jurídicas.

Objetivo:
Recursos financeiros ou apoio institucional para: reforma Espaço para reuniões, sala para atendimento individual, pintura interna, reforma cozinha e telhado da sede do GTP+;

Nesse ínterim temos a satisfação em convidá-la para conhecer nossos trabalhos através do site www.gtp.org.br ou visitando a nossa sede localizada a Avenida Manoel Borba, 487, 1º andar, Boa Vista, Recife-PE, Fone/Fax: 55(0xx81) 3231.0905

Agradecemos desde já a sua valiosa atenção e reiteramos os votos de estima e apreço pelo seu nobre gesto.

Certos de contarmos com sua adesão a essa rede solidária, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos, e aguardamos um breve retorno.

Reiteramos os votos de estima e consideração.


Sem mais para o momento,



Cordialmente,

Coordenação Colegiada

GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Câmara aprova projeto que torna crime discriminar portador de HIV


A Câmara aprovou nesta quarta-feira projeto que criminaliza a discriminação contra o portador de HIV. Pelo texto, que segue para o Senado, o crime pode ser punido com reclusão de um a quatro anos e multa.

Por pressão de deputados ligados à igreja evangélica, a possibilidade de punição para aqueles que exonerassem ou demitissem os portadores do vírus foi descartada. No texto original, a demissão era prevista como crime, mas alguns parlamentares alegaram que isso poderia prejudicar as empresas.

"Abrindo essa janela teríamos uma verdadeira indústria de ações trabalhistas", alegou o deputado Edmar Arruda (PSC-PR).

Outros deputados alegaram que a punição aconteceria apenas pela demissão por causa da condição do soro positivo, mas o apelo não surtiu efeito. "A punição seria apenas pela condição física do funcionário. Para a exoneração com justa causa não haveria nenhum impedimento", afirmou Pepe Vargas (PT-RS).

Entre os atos discriminatórios citados no projeto estão: negar emprego, segregar no ambiente de trabalho ou escolar, divulgar a condição do portador do HIV com o intuito de ofender-lhe a dignidade, recusar ou retardar atendimento de saúde, recusar ou cancelar a inscrição e impedir que o aluno permaneça em creches e escolas.

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Fonte: http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=48006

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Índia: sexo seguro evita 100 mil infecções por HIV em 5 anos

Um programa adotado em seis estados indianos que concentrou campanhas de promoção do sexo seguro em alguns grupos específicos da população conseguiu prevenir cem mil infecções por HIV, vírus causador da Aids, em cinco anos, segundo estimativas publicadas na revista The Lancet.


O projeto chamado Avahan foi lançado em 2003 nos estados de Andhra Pradesh, Karnataka, Maharashtra, Tamil Nadu, Manipur e Nagaland, usando doações maciças da Fundação Bill e Melinda Gates.

Estes estados, que juntos têm uma população de 300 milhões de pessoas, tinham as maiores prevalências de infecções pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV) da Índia naquela época.

A meta do Avahan foi implementar a prevenção entre prostitutas e seus clientes, homossexuais, usuários de drogas injetáveis e motoristas de caminhão para impedir que o HIV saltasse dos grupos de alto risco para a população em geral.

A tática incluiu o aconselhamento da prática de sexo seguro individual, a distribuição gratuita de preservativos, a substituição de agulhas usadas por esterilizadas, a implantação de clínicas para tratar doenças sexualmente transmissíveis e o trabalho de assistência dentro das comunidades.

"No total, calculamos que 100.178 infecções por HIV tenham sido evitadas na população entre 2003 e 2008 como resultado do projeto Avahan", destacou o estudo.

As estimativas provêm da prevalência do HIV em distritos importantes dos seis estados onde o projeto foi implantado.

Em geral, a estratégia direcionada - ao contrário do esforço pulverizado, disseminado na população - foi um sucesso e serviu de lição para os outros países, afirmaram.

A prevenção tem sofrido um declínio nos últimos anos, devido ao sucesso dos medicamentos antirretrovirais, que tratam a infecção, mas não a curam.

Mas especialistas alertam que as drogas sozinhas não são suficientes para fazer a pandemia global recuar. À medida que as taxas de infecção aumentam, sobem também os gastos com os remédios, uma vez que os medicamentos precisam ser ingeridos diariamente para o resto da vida.

O projeto Avahan foi lançado em uma época em que a Índia vivia o temor de que 25 milhões de pessoas pudessem ser infectadas pelo HIV em 2010.

Estas projeções acabaram sendo drasticamente reduzidas. Segundo estimativas, em 2009, o país tinha 2,4 milhões de pessoas vivendo com HIV.

O projeto Avahan recebeu doações da fundação Gates no valor de 258 milhões de dólares entre 2003 e 2008.

Fonte:
Índia: sexo seguro evita 100 mil infecções por HIV em 5 anos - Portal Vermelho

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Adolescentes e jovens vivendo com hiv/aids se articulam para realizar encontro no nordeste

Representantes da Rede de Adolescentes e Jovens Vivendo e com HIV-Aids do Nordeste vão estar reunidos, de 18 a 20 de novembro, em João Pessoa (PB), para discutir as estratégias de elaboração do encontro regional da rede, que deve acontecer no próximo ano. A reunião vai contar com a participação de dois participantes de cada estado, além da comissão organizadora.

De acordo com o represante regional da RNAJVHA, Jadilson Neto, a primeira reunião para formatar o encontro regional deve definir questões de logística como a cidade que vai sediar o evento, datas e número de participantes por estado. Também serão definidos os temas que serão debatidos. "Será nosso primeiro momento presencial, mas os debates vão continuar na internet e terão a pariticipação de todos os adolescentes e jovens vivendo e convivendo que se interessarem", afirma.

Jadilson lembra ainda que, assim como deve acontecer em todas as regiões d o país, o encontro nordestino de adolescente e jovens vai proporcionar um espaço de trocas de experiências. Para ele, a ideia é discutir também as políticas de públicas voltadas para o público alvo. "Nossa meta incial é incentivar e promover o protagonismo juvenil, a participação e a inclusão social, bem como minimizar o estigma e o impacto da epidemia nos jovens", afirma Jadilson Neto, represante regional da RNAJVHA.

Os interessados em participar da reunião na Paraíba devem enviar as fichas de inscrição para o email
jadilsonsilvaneto@yahoo.com.br até o dia 04 de novembro. A organização do evento vai oferecer apenas hospedagem e alimentação para os participantes. O apoio para as despesas com passagens e translado devem ser solicitado às coordenações estaduais e/ou municipais de DST/AIDS.

O evento tem o apoio da Coordenação Municipal de DST/AIDS de João Pessoa e da Gerência Operacional das DT S/AIDS e Hepatites Virais da Paraíba.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pernambuco ganha duas unidades para tratar lipodistrofia

Inicialmente, estão previstas 250 cirurgias reparadoras por ano. Os pedidos devem ser feitos nos próprios Serviços de Assistência Especializada

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) poderão tratar, a partir de 10 de outubro, lipoatrofia e lipodistrofia, efeitos colaterais sofridos a longo prazo por quem se trata com medicamentos antirretrovirais. Inicialmente, serão oferecidos 250 procedimentos por ano aos pacientes soropositivos cadastrados em um dos 19 Serviços de Assistência Especializada (SAE). Desses, 96 serão realizados no Imip, responsável pelas cirurgias no corpo e na face, e 144 no Huoc, exclusivamente facial. “Esperamos ampliar e interiorizar o serviço, inicialmente para Caruaru e Petrolina, a partir de junho de 2012”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
A medida atende a reivindicação de pacientes soropositivos para ampliar a assistência a esses efeitos. “Quando sabemos que estamos infectados, sofremos bastante, mas o sofrimento é maior quando temos a lipodistrofia, porque estamos denunciando para a sociedade que portamos o HIV", desabafa a diretora do Grupo de Amigos na Luta contra a Sida pela Qualidade de Vida (ASQV), Valdeniza de França.
O coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figuerôa, explica que, para realizar as cirurgias, é necessário que os pacientes façam todos os exames necessários e sejam indicados exclusivamente pelos médicos dos SAE para a regulação de consultas. Logo em seguida, eles serão encaminhados para um dos dois hospitais de referência.

Lipodistrofia - A perda ou acúmulo de gordura no corpo e na face resulta de mudança no metabolismo e isso pode ocasionar problemas estéticos e psicológicos nos pacientes, podendo prejudicar a adesão ao uso de antiretrovirais. Com esse tratamento, é possível recuperar a autoestima do soropositivo.

* Com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Powered By Blogger