quinta-feira, 27 de outubro de 2016

GTP+ promove oficinas de formação em cidadania e direitos humanos para jovens








No último sábado (22), o Grupo de Trabalhos em Prevenção PositHIVo (GTP+) finalizou o primeiro módulo do Projeto Juventude em Ação. Cerca de 25 jovens participam de oficinas de formação em cidadania, direitos humanos e prevenção a tuberculose, hepatites virais, IST/HIV e AIDS. O Projeto é realizado pelo GTP+ em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Com o tema "Direitos e Deveres e Protagonismo Social Juvenil" os jovens discutiram realidades cotidianas de acordo com cada contexto social em que vivem. Por meio de dinâmicas de integração, abordaram também assuntos como exclusão, violência, segurança e saúde, além do papel social de cada um e de que forma podem se tornar protagonistas.



O coordenador do Projeto, André Guedes, chamou atenção para percepção dos jovens sobres os grupos a que pertencem e o mundo a sua volta. "A juventude de hoje se mostra mais antenada e mais esperta em relação aos seus interesses. Esperamos despertar nesses jovens o que é ser atuante na comunidade, na escola e na família diante as repressões e conflitos sociais e fazê-los entender o seu papel. Além de mostrar como contribuir para uma cidadania melhor é um protagonismo mais ativo", afirmou.



A educadora Domênica Rodrigues destacou a importância da multiplicidade dos jovens presentes na oficina que ministrou. "O grupo aqui presente é bastante heterogêneo e de várias orientações no sentido da sexualidade até os processos de religiosidade, com isso as discussões se tornam muito ricas", disse. "Eles receberam as atividades com bastante alegria e entusiasmo, como se estivessem sedentos por momentos como esse. Nossa intenção é que possam construir um conceito próprio sobre os temas trabalhados", concluiu. 

Lilian Danúbia tem 18 anos e sonha em fazer faculdade de serviço social e acredita que o Projeto Juventude em Ação será uma boa oportunidade de crescimento. "Aqui podemos discutir abertamente sobre diversos temas e perceber a visão do outro. Acredito que o Projeto me dará uma boa base para atuação junto à minha comunidade, e também proporcionar a mudança na minha família, meu bairro, etc", contou. 


domingo, 23 de outubro de 2016

Uso do preservativo é um dever de todas as pessoas

Para o GTP+ o material divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco reflete bem a problemática de responsabilização da Mulher em relação a sexualidade, e mais uma vez a culpabiliza pelo não uso do preservativo masculino. Além de não incentivar a testagem e o uso de preservativo feminino, também demonstra a ausência de estratégias de prevenção para mulheres em situação de vulnerabilidade. Salientamos a importância da criação de estratégias direcionada a educação de parescom os recursos disponibilizados pelo Governo Federal aos estados e municípios.
"O Aumento dos casos de Sífilis e AIDS no estado de Pernambuco, refletem a falta de ações do Estado e dos municípios na prevenção aos agravos e promoção de diálogo junto à Sociedade Civil Organizada. Outro ponto que deve ser destacado é a falta de disponibilidade de insumos e aberturas de editais voltados para prevenção a AIDS e a Sífilis para o trabalho das ONGs.", disse Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.
A Sífilis é uma doença que tem cura em qualquer estágio e de fácil de detecção. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento correto e eficaz.

Powered By Blogger