segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

GTP+ promove estratégias de prevenção junto aos profissionais do sexo



O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) realiza desde 2002 ações voltadas a população de profissionais do sexo - homens, travestis e mulheres transexuais -, através do Projeto Mercadores de Ilusões buscando fortalecer a auto estima, cidadania, empoderamento e postura de protagonismo social.

Por meio de oficinas de qualificação com temas direcionados à prevenção as DSTs e HIV/AIDS e a formação de agentes multiplicadores junto aos profissionais do sexo que atuam na cidade do Recife, o GTP+, por meio do Mercadores, objetiva promover um espaço de discussão, informação e elaboração de propostas para o enfrentamento dos desafios e vulnerabilidade dos profissionais. 


"A partir de nossas oficinas criamos o sentimento de conscientização desses profissionais para pleitear espaços na sociedade, assim como a postura autônoma em relação a vizinhança, aos clientes, ao uso de preservativos e a administração da renda", explicou o coordenador do Mercadores de Ilusões, Azael Santos.

A atividade desempenhada pelo profissional do sexo surge, muitas vezes, como forma de sobrevivência financeira, porém pode acarretar um conjunto de vulnerabilidades como as doenças sexualmente transmissíveis, violência urbana, lgbtfobia e até mesmo o tráfico de pessoas. 


Como ponto de destaque nas violações de direitos humanos, o tráfico de pessoas inicia-se por meio de uma proposta de relação afetiva estável, trabalho, moradia, etc. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 1 milhão de pessoas são traficadas no mundo anualmente. Cerca de 79℅ das pessoas traficadas são para fins de exploração sexual. A atividade chega a movimentar 32 bilhões de dólares por ano, e é apontada como a atividade criminosa mais lucrativa. Para discutir e previnir o tráfico de seres humanos, o GTP+ passou a integrar o Comitê Pernambucano de Combate ao Tráfico de Pessoas. 

As abordagens noturnas realizadas pelos Grupos Operativos, formados pelos educadores e educandos do Mercadores de Ilusões, se dá uma vez por semana nos locais de aglomeração dos profissionais do sexo mapeados anteriormente pela equipe. Nesses encontros são observadas as violações de direitos ligadas a profissão e busca-se qualificar o público como agente observador de ameaças, além de tirar dúvidas sobre as questões que envolvem os profissionais do sexo. Também são realizadas ações preventivas junto à polícia na garantia da segurança e respeito aos direitos humanos. A experiência do Mercadores de Ilusões será contada em uma publicação lançada no próximo ano. 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

GTP+ lança Campanha para compra de espaço para atividades



O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) comemora, neste mês de dezembro, 16 anos de atuação junto às pessoas vivendo com HIV/AIDS em Pernambuco. Como parte das atividades desenvolvidas em referência ao aniversário da instituição, foi lançada a campanha Abrace Essa Ideia, que visa a mobilização da sociedade para ação de compra do imóvel onde está localizada a sede do GTP+.

O GTP+ busca estimular na população vivendo com HIV/AIDS e profissionais do sexo - homens, mulheres transexuais e travestis -,  o sentimento de pertencimento, protagonismo e cidadania, além do trabalho de  prevenção contribuindo para o enfrentamento da epidemia e a luta em prol dos direitos humanos. 

As doações devem ser encaminhados ao Banco Itaú S/A, Conta Corrente: 05336-6, Agência: 3175.

O GTP+ funciona na Avenida Manoel Borba, 545, bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Telefone: 3231-0905.

sábado, 10 de dezembro de 2016

GTP+ participa de ato religioso da ABRAFH


Neste sábado, dia 10, o Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) participa de um ato inter religioso da Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (ABRAFH), às 14h, na Paróquia Anglicana do Bom Samaritano, localizada na Rua José Maria de Miranda, em Boa Viagem.


O encontro visa contribuir para tornar a sociedade mais humana, igualitária e acolhedora.  O coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, irá explanar sobre o trabalho desenvolvido pela instituição - que neste mês de dezembro comemora 16 anos -, para o fortalecimento da auto estima, cidadania e direitos humanos da população LGBT, e de mulheres travestis e transexuais. A proposta também é apresentar as ações desenvolvidas através do Projeto Mercadores de Ilusões, no fortalecimento do protagonismo e na busca por garantias de direitos, além da superação de preconceitos.

Atualmente, a ABRAFH reune cerca de 400 membros LGBTI de todo o país. A união surgiu com o intuito de promover a troca de experiências e busca por direitos.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Campanha Abrace Essa Ideia

O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) convida parceiros, colaboradores(as), voluntários(as) e educandos(as) da instituição para uma confraternização, na tarde desta sexta-feira (02). Vamos aproveitar a ocasião para lançar a Campanha Abrace essa ideia, que visa mobilizar o público para ação de compra do imóvel localizado na avenida Manoel Borba, bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. O GTP+ completa este ano 16 anos de atuação em defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, e com o compromisso na luta por uma vida de qualidade às pessoas vivendo com HIV e no trabalho de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Aguardamos tod@s a partir das 16h, para um grande abraço coletivo ao redor da sede. 


GTP+ realiza ações preventivas em referência ao 1° de dezembro


O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1° de dezembro, foi lembrado pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) como um momento de reflexão do panorama atual de pessoas vivendo com HIV em Pernambuco e a promoção de atividades preventivas.

No início da manhã integrantes do GTP+, em parceria com o Sindicato dos Trabalhos em Educação (Sintepe), atuaram na realização de 27 testes rápidos na sede do Sindicato, além de ação educativa, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e folders informativos. Os personagens Lampião e Maria Bonita abordaram funcionários do Sintepe e o público de forma lúdica para informar sobre a importância do uso do preservativo na prevenção às doenças e ao vírus HIV.




"O GTP+ já atua há algum tempo junto ao Sintepe através do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, onde atuamos diretamente com jovens estudantes, professores e gestores, visando a prevenção com o uso de camisinha e conscientização para as infecções de HIV/AIDS. Essa é mais uma atividade que disponibilizamos para a população e sindicalistas", contou André Guedes, pedagogo do GTP+.

Outro momento das atividades foi a participação na audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a fim de debater políticas públicas de HIV/AIDS em Pernambuco, em articulação das instituições (ONGs e Estado) na prevenção e cuidado com as pessoas vivendo com HIV. Em sua explanação, a deputada Tereza Leitão ressaltou o trabalho de um comitê formado por instituições que atendem pessoas vivendo com a doença, que detectou deficiências em aspectos da assistência social, falta de leitos em hospitais de referência, distribuição de medicamentos, déficit de profissionais especializados, assim como a humanização no atendimento.

Já François Figueirôa, coordenador do Programa Estadual de DST/AIDS de Pernambuco, chamou atenção para os crescentes números envolvendo infecções no Estado e no Brasil. "No Brasil são computados cerca de 40 mil novos casos por ano. Em Pernambuco são 1.500", afirmou. No momento de explanação na tribuna da ALEPE, o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, chamou a atenção para situação crescente do número de jovens vivendo com o HIV que buscam o apoio da instituição. "Estamos há 8 anos sem políticas públicas de prevenção para atender pessoas vivendo com HIV/AIDS. Sem investimentos não conseguimos chegar às populações mais vulneráveis", afirmou.



A sede do GTP+, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, também realizou ações de sensibilização através de distribuição de material informativo as pessoas que circulam pela região, assim como os estabelecimentos comerciais do entorno. A atividade foi desenvolvida pelos participantes do Projeto Mercadores de Ilusões, projeto do GTP+ que atua na promoção do protagonismo de mulheres transexuais e profissionais do sexo. O grupo também visitou o Grau Técnico - Centro de Ensino Técnico -, localizado na Avenida Conde da Boa Vista, e realizou abordagem junto aos futuros profissionais de Enfermagem apresentando o trabalho do GTP+, após a  fala inicial foram distribuídos
preservativos, masculinos e femininos, e gel lubrificante. As pessoas que circulavam pelas ruas do bairro foram convidadas a conhecer a instituição e a realizar teste rápido para detecção do vírus. 

GTP+ realiza testes de HIV em comunidades do Recife



Na última quarta-feira (30), dia que antecedeu o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) realizou ação de testagem rápida para detecção de HIV, nas comunidades de Roda de Fogo, nos Torrões, e Santa Luiza, na Torre. 



A atividade foi promovida em parceira com o Grupo AdoleScER - Saúde, Educação e Cidadania -, e através da coleta de fluido oral do público foram somados 62 resultados nas duas comunidades. O objetivo principal é o de estimular o uso de preservativo como forma de prevenção ao vírus.

"A metodologia para realização dos testes rápidos é simples e direta, o que nos aproxima das pessoas em locais públicos", afirmou o pedagogo do GTP+, André Guedes.

O Grupo AdoleScER atua em comunidades em situação de vulnerabilidade social. "Realizamos um trabalho educativo e preventivo junto aos jovens no sentido de fortalecê-los diante as situações que venham dificultar seu desenvolvimento", contou a representante do Grupo, Cristina Schug.

Powered By Blogger