segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Arte, Moda e Prevenção


Bazar +


Comunicamos que o Bazar+ será realizado nos dias:


11 e 12 de dezembro de 2008

Hora: 9h às 17h

Local: Na sede da ONG GTP+


Queremos agradecer a todos(as) pelas doações, e continuaremos recebendo até o dia 05 de dezembro/08.




segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Movimentos sociais vão às ruas neste 1º de Dezembro

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS A Articulação AIDS em PE vai às ruas denunciar a problemática da assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS. Uma das lutas é a defesa do SUS, que este ano comemora 20 anos de existência. A concentração do ato será às 9h, na sede da ONG GTP+. Os militantes seguem em direção ao Palácio do Governo.
Para os movimentos da Articulação AIDS, não tem o que comemorar neste dia 01 de Dezembro. A situação de Pernambuco é de sucateamento do Sistema Único de Saúde. Na RMR, falta medicamentos para as doenças oportunistas, falta leitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS, atualmente só há 137 leitos em Pernambuco. A demora na entrega dos resultados dos exames de CD4 e Carga Viral, essenciais para a vida das pessoas soropositivas ao HIV, que deveria ser de um mês e está demorando até quatro meses.
O interior do Estado também enfrenta dificuldades, falta preservativos, principalmente o feminino. Apesar de ter financiamento, não foi implementado o Centro de Testagem Anônima (CTA) no município de Abreu e Lima. Além disso, a Articulação AIDS em Pernambuco questiona os 17 municípios que recebem recursos do Ministério da Saúde, para trabalhar a prevenção e a assistência a AIDS, mas que não há mudanças.
De acordo com o Boletim Epistemológico do Estado de 2008, já são 12.301 casos de HIV/AIDS em Pernambuco. Só este ano, mais 304 casos foram notificados. A faixa etária é de 30 a 39 anos. De 2001 a 2008, 69,1% foram heterossexuais.
A feminalização da AIDS também é um outro dado que vêm crescendo e preocupando os movimentos sociais. No período de 1983 até 2008, já foram 3.963 casos notificados. No interior a dificuldade é ainda maior para as mulheres, tanto de prevenção como também de acordar o uso da camisinha com o companheiro. Ao longo deste ano a articulação realizou várias ações pelo fortalecimento do SUS, visto que ainda há muito a ser feito.
Fonte: Assessoria da Articulação AIDS em PE

Powered By Blogger