terça-feira, 20 de maio de 2008

Caruaru sedia treinamento comunitário de vacinas anti-HIV

Será realizado, no próximo dia 27, a partir das 9h, em Caruaru, o I Treinamento Comunitário de Vacinas Anti-HIV. O evento tem como objetivo dar continuidade ao processo de construção de bases para a formulação do Comitê de Acompanhamento Comunitário (CAC-PE) do experimento de vacinas Anti-HIV em curso no estado de Pernambuco.

As vacinas, ainda em fase de estudo, podem ser preventivas, para pessoas sem HIV, e terapêuticas, para os soropositivos. Nesse último caso, a vacina atua como neutralizadora do HIV após reação do sistema imunitário. Por ser terapêutica, é testada em pacientes que ainda não se submeteram às drogas do coquetel anti-Aids. Se ela realmente surtir efeito e for produzida em escala comercial, os portadores do HIV poderão tomar somente a vacina, em vez de vários remédios.

Os pesquisadores acreditam na possibilidade de uma vacina anti-HIV devido à capacidade de algumas pessoas de barrar a infecção pelo vírus. Por exemplo, crianças que nascem de mães infectadas e não apresentam o HIV e pessoas que se expõem ao contato, mas não se infectam.

Obstáculos – Dentre os obstáculos para a produção de uma vacina, divulgados pelo último Boletim Vacinas Anti HIV/AIDS, de dezembro de 2007, estão: a lenta e medíocre resposta imunitária; o desconhecimento das reações que devem ser desenvolvidas pelo sistema imunitário contra o HIV, com capacidade de neutralizá-lo; a grande variabilidade do HIV-1; e os resultados com modelos animais que não são completamente satisfatórios.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger