quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Luz de Velas do Recife - Candlelight 2009

Na sua 7ª edição, o “A Luz de Velas do Recife” trás como tema em 2009 - Juntos nós somos a solução. A manifestação que acontece em vários países do mundo em homenagem aos que morreram com AIDS. O ato trás a discussão relativa a utilização do preservativo como estratégia de prevenção ao HIV, as DSTs e a gravidez não desejada. O ato que é realizado pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo e parceiras do movimento AIDS de Pernambuco e do movimento de mulheres, acontece na próxima sexta-feira (15), às 17h, na praça do Diário – Centro de Recife.

Durante o ato, haverá apresentações teatrais e culturais sobre o tema, e por fim a chamada de vítimas da AIDS e o acender das velas. Segundo os dados do Governo Federal, a região com maior incidência do vírus é a Sudeste, com 60,4 dos casos registrados para cada 100 mil habitantes entre 1980 e 2000. Já a região Sul concentra 18,9 casos/100 mil habitantes dos registros. Em terceiro lugar está a região Nordeste (11,5 casos/100 mil habitantes), seguida pela região Centro-Oeste (5,7 casos/100 mil habitantes) e pela região Norte (3,6 casos/100 mil habitantes). “É preciso mobilizar as populações, governantes, políticos na perspectiva de vacinas terapêuticas e de acesso a saúde pública eficiente e eficaz e com recursos públicos, penso que não havendo está mobilização pelas comunidades, também não conseguiremos avançar”, disse Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.

A camisinha é, atualmente, o mecanismo mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e também para o planejamento familiar, mas a maioria da população por confiar no(a) parceiro(a), não utiliza o preservativo.

Trecho da carta dos movimentos sociais que fazem o Candlelight:

"Ressaltamos a importância do uso do preservativo como ferramenta eficaz no combate a epidemia, esta afirmação significa décadas de trabalho em educação e ação política realizada pelo movimento de Luta Contra a AIDS no mundo. Apesar de anos de luta, reafirmamos que tanto o movimento quanto os governos precisam repensar suas estratégias de atuação para possam atingir a população como um todo, pois 25 milhões de pessoas no mundo já morreram vítimas da epidemia, 12 milhões de crianças se tornaram órfãos devido a esta doença, além do crescimento da epidemia entre as população pobre, principalmente entre as mulheres."


História do Candlelight

O À Luz de Velas teve início nos Estados Unidos em 1983, onde recebeu o nome de Candlelight. Surgiu quando algumas pessoas com Aids, nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York, se mobilizaram, e realizaram uma caminhada com velas pelas ruas dessas cidades, em memória das pessoas que haviam morrido em conseqüência da Aids.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger