segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GTP+ participa de seminário sobre sustentabilidade das ONGs no Nordeste


No dia 30 de setembro, mais de 100 ONGs dos vários estados no Nordeste, inclusive o GTP+, se reuniram no Recife para debater a atual conjuntura e a sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil da região. O seminário abordou a relação dos governos e empresas com essas instituições e os impactos da crise econômica nos investimentos feitos pela cooperação internacional no país. O encontro aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco.


Na primeira noite (30), a economista Tânia Bacelar fez uma palestra sobre “O Cenário do Desenvolvimento Econômico do NE – Tendências e Desafios Pós-Crise Global”. Outro destaque deste dia foi a exposição do consultor Domingos Armani. Nos demais dias (1º e 2 de outubro), as exposições foram direcionadas a ONGs convidadas. Na ocasião, também foram apresentadas experiências de várias organizações e redes sociais no processo de mobilização de recursos.



Para Heike Friedhoff, coordenadora de Fortalecimento da Democracia do Programa Amazônia (DED Brasil), o seminário conseguiu aproximar às instituições privadas às organizações sociais. “Para as ONGs esse processo tem que ser o mais rápido possível por causa da conjuntura atual. Há certo desnível entre as entidades com relação à sustentabilidade, algumas mais avançadas e outras que ainda não tem acesso à fundos públicos e/ou privados” , completou.


A iniciativa foi coordenada pelo Diálogo da Cooperação Internacional Nordeste (articulação formada pelas agências IS Brasil, KNH, DED Brasil e Unicef ) e pela Aliança Interage (que reúne organizações de cooperação internacional, institutos e fundações empresariais).


Para que outras instituições tenham acesso às temáticas discutidas, será produzida no fim do ano uma publicação com os resultados do seminário.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger