segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Cozinha Solidária inaugura novo espaço


A campanha "Uma deliciosa forma de ajudar", da Cozinha Solidária desenvolvida pela ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) em parceria com a organização The International Exchange (TIE), que foi lançada há dois anos já está dando bons frutos. No dia 26 de abril inaugura seu novo espaço, com uma melhor estrutura e equipamentos para atendimento do público, viabilizados por uma parceria do GTP+ com USAID/Brasil e a Pact.


A Cozinha Solidária surgiu para atuar na segurança alimentar de pessoas vivendo com HIV/AIDS que participam dos demais projetos propostos pelo GTP+, através da produção de refeições e lanches nutritivos e balanceados. Desde seu início em outubro de 2007, a Cozinha Solidária gradativamente vem se tornando uma fonte de recursos para a organização. Além disso, minimiza o preconceito ao HIV e auxilia na prevenção ao HIV/AIDS, já que os clientes convivem com pessoas positivas. “Proporciona a inclusão de pessoas vivendo com HIV e AIDS na sociedade, cozinheiros(as) e auxiliares de cozinha que não conseguem mais trabalho ou foram mandados embora pela sua sorologia”, diz Wladimir Reis, coordenador geral do GTP+.

A campanha que teve como objetivo desmistificar tabus de como se pega o vírus e minimizar a discriminação vem colaborando com a sustentabilidade financeira e política da ONG. O restaurante da Instituição que teve o apóio da Pact Brasil com recursos para a reforma e equipamentos, é formada por uma pequena equipe, um cozinheiro e mais três auxiliares de cozinha para a produção de refeições que atende cerca de 50 pessoas por dia. Toda a verba adquirida é revertida para o atendimento aos soropositivos, e continuidade do projeto. Além de fornecer almoços e lanches diários, também recebe encomendas de pequenos e médios eventos de organizações não-governamentais.

O próximo passo é ter no novo espaço, uma Escola de Culinária, para isso o GTP+ busca apoio de recursos. Para colocá-la em prática é necessário ampliar a equipe e a infra-estrutura local para dar suporte aos novos aprendizes.

O GTP+ foi fundado em dezembro de 2000, a partir da necessidade de formação de uma entidade coordenada por pessoas vivendo com o vírus HIV e doentes de Aids que desenvolvessem trabalhos de prevenção, com o objetivo de contribuir no enfrentamento da epidemia. Tem como missão buscar, fortalecer e Garantir a Cidadania do público beneficiário através do ativismo e da prevenção em DST/ HIV e AIDS.

Serviço:

Inauguração Novo Espaço da Cozinha Solidária

Dia: Segunda-feira, 26 de abril de 2010

Local: Av. Manoel Borba, nº 487, Boa Vista – Recife/PE

2 comentários:

o mundo gira disse...

Prezados companheiros de luta. Parabéns pela boa atitude frente a esses profissionais. Ser incluído é algo de suma importância para todos.Logo estarão com a outra meta alcançada.

Unknown disse...

Parabéns ao GTP+ por mais essa conquista.
PS: O cardápio é excelente.

Powered By Blogger