GTP+ participa do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção de DST/Aids e do I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais
O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo participa do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção de DST/Aids, e do I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais que começa no dia 16 de Junho, às 14h, na sala Caliandra, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Fórum que reunirá gestores e membros da sociedade civil com atuação na área de Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, funcionará no modelo de “conversa afiada”; debaterá o nível de integração das agendas entre os três programas analisando, entre outros, os aspectos de diagnóstico e tratamento na rede pública além de efetividade no acesso a informações e referências.
O GTP+ estará com quatro representantes no evento, com o coordenador geral Wladimir Reis moderando a mesa Vacinas anti-HIV: O cenário internacional e a estratégia brasileira, e também na conversa afiada sobre criminalização na transmissão do HIV, bioética e autonomia; Fábio Correia estará discutindo sobre Direitos sexuais e reprodutivos de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e de Pessoas com Deficiência: Desafios para o SUS; Patrícia Gomes como expositora na mesa sobre Oportunidades para promoção do diagnóstico precoce: compartilhando experiências, e Cristiane Prudenciano estará apresentando a pesquisa desenvolvida com profissionais do sexo (travestis, transexuais e homens) do projeto Mercadores de Ilusões.
A participação do movimento social de Aids na luta contra a tuberculose será um dos aspectos enfocados, assim como a análise dos efeitos da integração do Programa de Hepatites Virais ao Departamento de Aids e o papel do movimento social diante da realidade das co-infecções também serão temas trazidos ao debate. A tuberculose é a hoje a doença que mais causa a morte entre pessoas com Aids e o índice de hepatites virais ( principalmente B e C) entre esta população é bastante elevado, sobretudo em populações vulneráveis.
Também estarão presentes no I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais a diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Mariangela Simão e os coordenadores dos programas deTuberculose, Draurio Barreira, e Hepatites Virais, Ricardo Gadelha. A sociedade civil será representada pelos ativistas Carlos Duarte(Aids), Ézio Távora ( Tuberculose) e Waldir Pedrosa ( HepatitesVirais). A mediação do debate será do jornalista Liandro Lindner (FioCruz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário