terça-feira, 27 de julho de 2010

Conferência Internacional cobra mais recursos para combater a Aids

Terminou, na última sexta-feira (23/7), a XVIII Conferência Internacional de Aids em Viena. O evento, que contou com a participação da pesquisadora do Departamento de Ciências Socias da ENSP, Monica Malta, encerrou-se com a divulgação da Declaração de Viena, que cobra mais recursos dos países para o fundo de tratamento e prevenção da doença.

"O desafio não é encontrar dinheiro, mas mudar as prioridades. Quando há uma emergência no mercado financeiro ou uma crise energética, bilhões e bilhões de dólares são rapidamente mobilizados. A saúde das pessoas também merece um financiamento semelhante e ter prioridade", disse o presidente do encontro, Julio Montaner.

A declaração aponta ainda a necessidade da proteção dos direitos humanos e o acesso universal ao tratamento para as pessoas com o vírus HIV. O documento, assinado por 12.725 participantes, alerta para mudanças no atendimento à saúde nos presídios, onde já foi constatada grande incidência da Aids.

De acordo com a declaração, 30 milhões de pessoas entram e saem de prisões por ano, sendo parte significativa infectada pelo vírus - o que não se resume em um problema apenas dos detentos, mas de saúde pública.

Durante os seis dias, 19.300 pessoas de 193 países estiveram na conferência. O próximo encontro está marcado para julho de 2012, em Washington, nos Estados Unidos.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Powered By Blogger