quarta-feira, 11 de maio de 2011

Candlelight – A Luz de Velas do Recife

Mobilização presta solidariedade à milhões de pessoas afetadas pela AIDS.


Nesta sexta-feira (13), a partir das 16h, a Praça do Diário, no centro do Recife, será palco da 9ª edição do Candlelight. O evento, que é uma mobilização onde são acesas velas para simbolizar a luta contra o vírus HIV, tem como tema Tocando Vidas. A ação é realizada pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo desde 2003, em parceria com movimento AIDS em Pernambuco.

A Vigília acontece em centenas de cidades em todo o mundo, ao todo são 115 países, como forma de sensibilizar e mobilizar os governantes, as empresas e as comunidades para a necessidade de ampliação das pesquisas, da garantia do acesso aos medicamentos e da assistência integral para os portadores do HIV/AIDS, além da luta pela prevenção.

Durante o ato no Recife, haverá uma exposição de fotos, apresentações teatrais sobre o tema, além de grafitagem e atrações culturais. Por fim, as vítimas da AIDS serão relacionadas e velas serão acesas em homenagem a elas. Esse ano, o Candlelight enfrenta a questão da falta de medicamentos anti-retrovirais como o Efavirez, Biovir, atazanavir, saquinavir, tenofovir e maraviroc. Também denunciam a dificuldade dos pacientes ao acesso a leitos nos hospitais de referência.

Números - A camisinha é, atualmente, o mecanismo mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e também para o planejamento familiar. Apesar disso, a maioria da população não utiliza o preservativo. De acordo com o boletim epidemiológico Aids/DST de 2010, os jovens, apesar do alto conhecimento sobre prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, se encontram em um quadro com tendência de crescimento do HIV.
Número de casos de Aids no Brasil até junho de 2010, foram 592.914, sendo 65,42% entre homens e 34,58% entre mulheres.
Segundo o Governo de Pernambuco, o número de casos de Aids até 13 de fevereiro de 2011 são 15.484 casos, sendo 10.233 em homens e 5.251 em mulheres .

História - Em 7 de maio de 1983 um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em função do HIV organizaram, em Nova Iorque, a primeira vigília pelos falecidos da AIDS. Internacionalmente conhecida como Candlelight (luz de velas), o ato tem como símbolo as chamas das velas acesas que nesta ocasião sinalizam um estado de vigilância.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger