sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - GTP+ Prevenção e Cidadania

É como este tema  - Prevenção e Cidadania, que o GTP+  desenvolverá ações no Carnaval 2012, entre elas no Bloco Galo da Madrugada  dia 18 de Fevereiro (Sábado), Com Lampião e Maria Bonita e mais 06(seis) educadores munidos de preservativos, géis lubrificantes e material informativo  que atuaram  na concentração  na saída do Bloco a partir das 07:00hs.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Curso de Formação Buddy: Cidadania, Direitos Humanos, HIV/AIDS


Você gostaria de ser solidário? Não perca essa oportunidade e participe! 

Curso de Formação Buddy: Cidadania, Direitos Humanos, HIV/AIDS
Uma iniciativa do GTP+ em parceria com GAPA/BA

Data: 14 e 15 de Março 2012
Local: posteriormente será informado
Hora: 09h às 17h

Vagas limitadas
Aos participantes será fornecida uma declaração.

Inscrição através do e-mail: josefa.svc@gmail.com / vilmapbs@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O VETO DO GOVERNO FEDERAL AO FILME DE PREVENÇÃO EM AIDS DIRIGIDO AOS HOMOSSEXUAIS

O Fórum de ONGs Aids do Estado de São Paulo, que congrega 92 entidades filiadas, reunido em 10 de fevereiro de 2012, vem a público REPUDIAR o veto do Governo Federal que impediu a veiculação, em TV aberta e canais de grande circulação, do filme dirigido aos jovens homossexuais, como parte integrante da campanha nacional de prevenção em aids do carnaval.


Contestamos a versão divulgada pelo Ministério da Saúde de que o filme censurado não seria veiculado em TV, mas apenas em ambientes fechados freqüentados por homossexuais. São evidências do veto do governo:

1) O filme foi apresentado durante o lançamento das peças da campanha dia 2/02, no Rio de Janeiro;
2) A descrição do filme, como sendo para TV, consta de texto amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde;
3) O filme foi retirado sem explicações do site oficial do Departamento de DST-Aids;
4) As características técnicas do filme apresentam o padrão comercial da televisão brasileira , como o formato de 30 segundos, a linguagem para grande público , estética e narrativa igualmente características dessa tradicional mensagem publicitária de TV.

Denunciamos que a censura interna imposta pelo Governo ao vídeo é clara demonstração de discriminação e de violação aos direitos dos homossexuais, população altamente vulnerável à infecção pelo HIV e que demanda, portanto, campanha de saúde pública de grande alcance.

Neste sentido, decidimos pela denúncia formal contra o Governo brasileiro, em instâncias nacionais e internacionais de Direitos Humanos.

Ao mesmo tempo daremos entrada à Representação junto ao Ministério Público Federal, para que seja apurada a conduta discriminatória do Governo Federal, bem como o desperdício de recursos públicos com a produção de uma campanha sem a devida veiculação em canais adequados. Por fim, apelamos ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e à Presidenta da República, Dilma Rousseff, que derrubem o veto ao filme e autorizem a sua veiculação em veículos de comunicação de massa antes do carnaval de 2012.

Fórum de ONGs/Aids do Estado de São Paulo

Ministério veta vídeo de homens gays na campanha do Carnaval 2012


O Ministério da Saúde determinou ao Programa de Aids, da própria pasta, que retirasse da Internet o vídeo institucional com filme com cenas de uma relação homossexual entre dois homens, que seria exibida para a campanha do Carnaval. Nas imagens, dois rapazes são apresentados numa boate, trocam carícias e são alertados por uma fada a usarem preservativo.


O filme, segundo material de divulgação do Programa de Aids do Ministério da Saúde, deveria ser exibido em TV e na Internet.

Estava disponível no site do programa desde sexta-feira, mas foi retirado do ar.

O ministério informou na quarta-feira que o vídeo não deveria ter sido divulgado na Internet e que será exibido apenas em espaços fechados freqüentados por homossexuais.

O vídeo oficial, com logotipo do Ministério da Saúde, está sendo distribuído nas redes sociais.

Entidades e movimentos questionam a não exibição do filme na TV aberta.


substituição do vídeo voltado à prevenção da AIDS entre Gays e outros HSH desenvolvido pelo Departamento Nacional de Luta Contra a AIDS do Ministério da Saúde, por parte da Presidente Dilma e do Ministro Alexandre Padilha e o que vai ser divulgado.  

Causa  indignação e protestos de ativistas e de organizações de garantia e defesa direitos desta população.

Powered By Blogger