sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto-Piloto de Testagem rápida do vírus HIV

Nesta quinta-feira (10), o Ministério da Saúde, a Pact Brasil e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançaram a iniciativa de testagem voluntária de HIV entre gays, homens que fazem sexo com homens e travestis. A principal novidade do projeto-piloto Quero Fazer é um trailer itinerante, que está realizando os exames nas ruas de Recife e da Região Metropolitana. Com a parceria de Organizações, como a ONG Leões do Norte, AMOTRANS e também o GTP+, o público terá acesso dia e noite há exames rápidos de diagnóstico do vírus da AIDs.


O lançamento do projeto contou com a presença de Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST/Aids, de Jeffery Bell, diretor da Agência dos Estados Unidos de América para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), e de Lilia Rossi, diretora da Pact Brasil. "Essa iniciativa amplia a oportunidade de testagem, e quebra um mito de que brasileiro tem medo de fazer o teste", disse Mariângela Simão. O projeto também será de prevenção, com a distribuição de camisinhas e panfletos educativos.


Desde 1983, quando foi registrado o primeiro caso de Aids em Pernambuco, mais de 12.800 pessoas foram infectadas pela doença. Quase 5.000 pessoas já morreram em decorrência do vírus HIV. Do total de casos confirmados, cerca de 8.600 são homens e aproximadamente 4.100 são mulheres. De acordo com o François Figueirôa, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, o objetivo é aumentar a prevenção no público homossexual masculino, que está sendo focado nesta ação.


Em dois anos a meta é fazer o teste rápido em mais de 4.000 pessoas. No final das ações, o veículo será doado para a SES para que os trabalhos de prevenção tenham continuação.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger