Cidadania para travestis e transexuais é tema de discussão em Audiência Pública e Encontro Pernambucano
De 12 a 14 de novembro, a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS) promove o I Encontro Estadual de Travestis e Transexuais de Pernambuco. Com o tema “Formação de lideranças em Pernambuco” irá reunir 40 lideranças do Estado para discutir políticas públicas e cidadania. O Encontro começa às 14h, no Hotel Jangadeiro, em Recife.
Para a organização do encontro, este é um momento ímpar para o movimento em Pernambuco. “Esse encontro pretende atender e discutir as demandas das travestis e transexuais do Estado, no que diz respeito aos direitos humanos e sua cidadania”, disse Chopelly Glaudston, integrante da AMOTRANS. Para a articulação é mais que urgente a necessidade de ações na luta de conquistas dos mesmos espaços, direitos e cidadania das travestis e transexuais, uma vez que a discriminação a essas pessoas se potencializa na exposição mais clara de sua identidade de gênero. A identificação por seus nomes sociais já é uma vitória em alguns estados do Brasil, mas em Pernambuco o preconceito ainda é uma realidade.
Na mesa de abertura que começa às 14h, participam gestores da cidade do Recife e de movimentos sociais, como o Coordenador Estadual de DST/AIDS, François Figueiroa , a Secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo e a Secretária de Assistência Social, Karla Menezes. Do movimento social, a AMOTRANS, Fórum LGBT, Movimento Gay Leões do Norte e GTP+. O Encontro também conta com a presença de militantes do movimento dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí.
O movimento também promove uma Audiência Pública no dia 13, às 9h, com o tema: ”Avanços e necessidades do Movimento de Travestis e Transexuais em Pernambuco”, na Assembléia Legislativa. À tarde, o grupo volta ao Hotel Jangadeiro para continuar o Encontro com oficina e Grupos de Trabalhos. No dia (14), a Prevenção as DST/HIV/AIDS e Tuberculose será um dos temas. Logo após será apresentado o Plano de Feminização e Plano de Enfrentamento para HSH e travestis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário