terça-feira, 15 de junho de 2010

GTP+ participa do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção de DST/Aids e do I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais

O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo participa do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção de DST/Aids, e do I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais que começa no dia 16 de Junho, às 14h, na sala Caliandra, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Fórum que reunirá gestores e membros da sociedade civil com atuação na área de Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, funcionará no modelo de “conversa afiada”; debaterá o nível de integração das agendas entre os três programas analisando, entre outros, os aspectos de diagnóstico e tratamento na rede pública além de efetividade no acesso a informações e referências.

O GTP+ estará com quatro representantes no evento, com o coordenador geral Wladimir Reis moderando a mesa Vacinas anti-HIV: O cenário internacional e a estratégia brasileira, e também na conversa afiada sobre criminalização na transmissão do HIV, bioética e autonomia; Fábio Correia estará discutindo sobre Direitos sexuais e reprodutivos de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e de Pessoas com Deficiência: Desafios para o SUS; Patrícia Gomes como expositora na mesa sobre Oportunidades para promoção do diagnóstico precoce: compartilhando experiências, e Cristiane Prudenciano estará apresentando a pesquisa desenvolvida com profissionais do sexo (travestis, transexuais e homens) do projeto Mercadores de Ilusões.

A participação do movimento social de Aids na luta contra a tuberculose será um dos aspectos enfocados, assim como a análise dos efeitos da integração do Programa de Hepatites Virais ao Departamento de Aids e o papel do movimento social diante da realidade das co-infecções também serão temas trazidos ao debate. A tuberculose é a hoje a doença que mais causa a morte entre pessoas com Aids e o índice de hepatites virais ( principalmente B e C) entre esta população é bastante elevado, sobretudo em populações vulneráveis.
Também estarão presentes no I Congresso Brasileiro de prevenção as Hepatites Virais a diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Mariangela Simão e os coordenadores dos programas deTuberculose, Draurio Barreira, e Hepatites Virais, Ricardo Gadelha. A sociedade civil será representada pelos ativistas Carlos Duarte(Aids), Ézio Távora ( Tuberculose) e Waldir Pedrosa ( HepatitesVirais). A mediação do debate será do jornalista Liandro Lindner (FioCruz).

Seminário: “Ações e reflexões sobre aids e deficiência: diferentes vozes”

São Paulo - O seminário “Ações e reflexões sobre aids e deficiência: diferentes vozes" será realizado dias 23 e 24 de junho próximo, no auditório do Instituto APAE de São Paulo, à Rua Loefgren, 2109, no bairro de Vila Clementino, na cidade de São Paulo (SP). O objetivo do evento é dar voz a diferentes atores e segmentos sociais que trabalham com temas ligados ao HIV/aids e deficiência, visando relatar iniciativas e projetos de prevenção e tratamento e também estimular reflexões, dando visibilidade a temas ainda cercados por preconceitos e tabus.

Dificuldades para obter informações corretas sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a aids, ter interlocutores em quem confiar e conhecer seus direitos sexuais e reprodutivos são alguns dos fatores de vulnerabilidade das pessoas com deficiência.

O seminário é a etapa final do projeto de mesmo nome, coordenado pelo Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, com o apoio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (Coordenação Estadual DST/Aids) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e com as parcerias do Instituto APAE de São Paulo, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), Casa de Cultura do Itaim Paulista da Prefeitura de São Paulo, Casa de Cultura de Santo Amaro, CECCO Santo Amaro Centro de Convivência e Cooperativa, Rede Atitude e tradução/interpretação da Educalibras.

Dois encontros realizados nas Zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo contribuíram para construir um espaço de diálogo que envolveu conselhos de saúde, de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, conselhos tutelares, entidades sociais e órgãos públicos das áreas da saúde, educação, promoção social, além da sociedade civil organizada, universidades, formadores de opinião, meios de comunicação e outros.

Serviço
Inscrições gratuitas
Número de participantes: 200
Inscrições apenas através do site: www.apaesp.org.br
Haverá intérprete de Libras
Haverá entrega de Certificado

Fonte: www.aidsedeficiencia2010.blogspot.com

Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, outros HSH e Travestis

A Secretaria Estadual de Saúde através do Programa Estadual de DST/AIDS e a Secretaria Especial de Assessoria ao Governador através da Assessoria Especial para Diversidade Sexual lança o Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, outros HSH e Travestis na próxima segunda-feira (21 de junho), às 9h, no Auditório do 6º andar da Assembléia Legislativa de Pernambuco, localizada à Rua do União, 439, Boa Vista, Recife-PE.

Serviço:
Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de AIDS e das DST entre Gays, outros HSH e Travestis
Data: 21/06/2010 (segunda-feira)
Local: Auditório do 6º andar da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Rua da União, 439, Boa Vista, Recife-PE.
Horário: 09h.

Fonte: Assessoria Especial para Diversidade Sexual

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Meninas Super Prevenidas dão dicas de prevenção aos namorados

Em comemoração ao Dia dos Namorados, a “Turma de Teatro da Prevenção” lembra aos casais apaixonados a importância do uso do preservativo, em Recife. Três atrizes caracterizadas de Meninas Super Prevenidas estarão em frente do Shopping Boa Vista, na próxima sexta-feira (11), às 17h, orientando com informativos e distribuindo camisinhas à população.

As super heroínas surgiram este ano no período carnavalesco, e sempre que há uma data comemorativa, elas entram em ação contra as doenças sexualmente transmissíveis e o vírus HIV e AIDS. Além de fazer abordagens nas ruas do Recife, elas também fazem apresentações de esquetes teatrais em escolas públicas, empresas, ONGs e praças públicas.

“Pernambuco sem Transfobia” é tema do II Encontro Estadual de Travestis e Transexuais de Pernambuco

De 10 à 13 de junho, Recife sedia o II Encontro Estadual de Travestis e Transexuais de Pernambuco, com o tema “Pernambuco sem Transfobia” tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o termo, que significa aversão à travestis e transexuais. O Encontro também comemora a assinatura do decreto que o Governador Eduardo Campo irá conceder a esse público a utilização do nome social em todo o Estado. O evento acontece no Hotel Canários, em Boa Viagem.

A compreensão do novo termo referenciado pelo movimento de travestis e transexuais ainda é recente. “Há um ano que a Articulação Nacional de Travestis e Transexuais luta junto ao governo federal para anexar o termo de Transfobia a língua da sociedade brasileira.”, diz uma das integrantes da AMOTRANS, Chopelly Glaudystton.

Durante a programação as travestis e transexuais do Estado irão construir um Programa de Geração de Emprego para a população, que será adotado como política pelo governo do estado, que consiste em criar um centro para travestis e transexuais se capacitarem e encaminhá-las ao mercado de trabalho. O centro será dividido em três setores para as travestis que não sabem ler, que estão no presídio e que vivem da prostituição.

Matéria do Ombuspe – a Justiça no combate ao preconceito

Jornalismo Cidadão – a Justiça no combate ao preconceito

O Ombudspe destaca como exemplo de jornalismo cidadão a matéria do dia 2 de junho, do Diário de Pernambuco: “Abaixo a discriminação no mercado de trabalho”, publicada no caderno Economia. O texto, de página inteira, publiciza a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego ( MTE), de número 1.246, como mais uma ferramenta jurídica de defesa contra a prática discriminatória de empregadores contra trabalhadores portadores do vírus da Aids.

A matéria também traz uma espécie de alerta, por meio da fala de coordenador da Comissão Regional da Igualdade de oportunidades, sobre pessoa soropositiva que foi demitida sem justa causa porque não conseguiu verbalizar sua denúncia e outro exemplo no qual o trabalhador obteve ganho de causa no Tribunal Superior do Trabalho quando procurou seus direitos. O trabalhador neste caso obteve a reintegração imediata ao quadro de funcionários da empresa.

Relatos

Com relatos de advogados trabalhistas, o texto mostra ao leitor a iniciativa de portadores de vírus da Aids que se sentiram lesados e procuraram a justiça do trabalho obtendo êxito na ação ao entrar com pedido de indenização por danos morais. O leitor pode observar aí, um estímulo às vitimas de preconceito, por serem soropositivas, a procurarem a justiça.

A reportagem ainda apresenta com destaque os artigos da portaria do MTE. O leitor também é informado, logo no primeiro parágrafo, que o descumprimento da medida acarretará ao empregador autuação e aplicação de multa. Informa também outras leis previstas na Constituição e pela Convenção da organização Internacional do Trabalho (OIT) contra discriminação no trabalho.

“As pessoas vivendo com Aids não precisam apenas de um retro viral, precisam de trabalho para terem perspectivas de futuro, diz wladimir Reis, coordenador da Ong Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo, GTP +

“É sempre importante iniciativas como estas [do jornal] de visibilizar as leis existentes e novas medidas para que as pessoas vivendo com Aids possam recorrer quando se sentirem lesadas sem seus direitos fundamentais” diz Wladimir, reforçando que “ mesmo com 30 anos da epidemia, é preciso está sensibilizando as pessoas para não acontecer discriminação e preconceito”.

Fonte: http://www.ombudspe.org.br/?p=1539

terça-feira, 1 de junho de 2010

1º Encontro Municipal das Profissionais do Sexo do Recife

Na próxima quarta-feira, dia 02 de junho, a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS) realiza o 1º Encontro Municipal das Profissionais do Sexo do Recife. Com o tema "Prostituição: Opção ou Necessidade? Reflexões e Proposições para as Profissionais do Sexo", debate sobre a luta e as conquistas do movimento das profissionais do sexo, redução de danos, saúde da mulher e apresenta o resultado da pesquisa sobre o perfil das Profissionais do Sexo do Recife. O Encontro acontece às 8h no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

Segue abaixo a programação:

1º Encontro Municipal das Profissionais do Sexo do Recife

8h - 9h - Credeciamento

9h- Abertura
Composição da mesa de abertura: Gabinete da Prefeitura do Recife; Secretaria de Assistencia Social; Secretaria Municipal de Saúde; Câmara Municipal do Recife; Secretaria Especial da Mulher; Ministério Público de Pernambuco; Polícia Militar de Pernambuco; Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo- APPS.

10h ás 10h30- Lanche

10h30 ás 11h- 1ª MESA- Luta e Conquista: Trajetora da Organização e Movimento das Profissionais do Sexo - Nanci Feijó
Coordenação: Vânia Rezende.

11h ás 12h30- Segurança e Cidadania.

12h ás 14h- Almoço

14h- Apresentação do Perfil das Profissionais do Sexo do Recife

14h30- 2ª MESA- Debatedores(as): Redução de Danos ( Secretaria de Saúde do Recife); Programa + Vida; Saúde da Mulher ( Secretaria da Mulher )
Coordenação: Nanci Feijó

17h- Nosso Momento Cultural: Lançamento da Cartinha, Coquetel, Brindes,Sorteio e Atração Supresa

Fonte: APPS

Powered By Blogger