terça-feira, 30 de novembro de 2010

Articulação AIDS de Pernambuco pede a criação de uma Frente Parlamentar de enfrentamento a Epidemia da AIDS

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o mundo se mobiliza em uma grande luta contra a AIDS. Em Recife, a Articulação Aids de Pernambuco estará na Assembléia Legislativa, às 14h, onde realiza ato político e entrega documento solicitando a criação de uma Frente Parlamentar Estadual de DST/AIDS em 2011. O objetivo desta iniciativa é de implementar políticas públicas de assistência às pessoas vivendo com HIV /AIDS no estado.

Com o slogan “Vamos precisar de todo mundo!”, o movimento faz denúncias relacionadas à assistência, como acolhimento em casas de apoio, os serviços de lipodistrofia, os medicamentos que se fazem necessário, inclusive para as doenças oportunistas, as aplicações de leis caso haja violação de direitos, entre outros.

Neste 1º de dezembro, os desafios ainda são muitos, a exemplo das casas abrigo e a ausência de uma política que amplie e fortaleça as casas de apoio para a população vivendo com HIV/AIDS em situação de rua. Em 2010, a Articulação AIDS de Pernambuco realizou uma série de visitas à Casa de Apoio para soropositivo/as Sempre Viva, e foram diagnosticados problemas como: ausência de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento das pessoas residentes na casa; ausência de um plano de ações educativas e de geração de renda para as pessoas residentes na casa; ausência de uma rede de parcerias para inclusão social das pessoas soropositivas, dentre outras.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é um convite ao compromisso e à solidariedade com quem vive em situação de vulnerabilidade ou exclusão. É um dia de combate à discriminação e ao preconceito e de denunciar práticas que impedem o acesso aos serviços e aos direitos. É, também, uma oportunidade de fortalecer a política de acesso universal à prevenção e ao tratamento e de incentivar as pessoas a fazerem o teste do HIV.

Dados

Em Pernambuco, temos o total de 14.751 casos de AIDS, 9.831 homens e 4.938 mulheres* dos quais apenas 5400 adultos e 211 crianças fazem o uso de medicamentos antirretrovirais e medicamentos complementares para evitar as doenças oportunistas, a exemplo da tuberculose, que contribui para debilitação do estado de saúde das pessoas vivendo com AIDS.

Serviço

Ato Político pela criação da Frente Parlamentar Estadual de DST/AIDS
14h - Assembléia Legislativa de Pernambuco
Rua da União, 439, Boa Vista

Nenhum comentário:

Powered By Blogger