sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tráfico de pessoas e prevenção ao HIV e Aids serão discutidos em Encontro de Profissionais do Sexo Masculino em Recife

O projeto Mercadores de Ilusões, do GTP+ promove mais um encontro de profissionais do sexo masculino no próximo dia 08 de novembro, com propósito de discutir os desafios enfrentados por esta população no grande Recife. O evento que deve reunir profissionais do sexo, agentes de saúde, estudantes de assistência social e militantes do movimento HIV e Aids, começa às 9h, no Hotel Canários, em Boa Viagem.

A primeira mesa aborda as perspectivas do tráfico de pessoas e a prevenção de DST, HIV e AIDS no mercado de trabalho dos profissionais do sexo. “Nosso objetivo é instigar o debate entre os profissionais do sexo, de saúde e de tráfico de pessoas, afim de publicizar os desafios enfrentados por essa população”, disse Cristiane Prudenciano, coordenadora do Projeto Mercadores de Ilusões. Para este debate, o encontro conta com a presença de Ana Castro, consultora do Ministério da Justiça, Goretti Godoy, representante do Programa Estadual de DST e AIDS de Pernambuco, e depoimentos de dois profissionais do sexo que fazem parte do projeto Mercadores de Ilusões. Pela tarde acontece uma oficina de multiplicação de informações para os garotos de programas, estudantes e agentes de saúde.

No ano passado, o projeto divulgou o perfil desses profissionais, foram entrevistadas 44 pessoas no Grande Recife, entre travestis, transexuais e garotos de programa. E o que se viu foi que a maioria já foi vítima de violência e é alvo constante de assédio para o tráfico internacional de seres humanos. Apesar de quase 60% afirmarem já ter sofrido algum tipo de agressão, apenas 30% dessas pessoas foram até uma delegacia para denunciar o crime.

Estatísticas

O tráfico de pessoas é causa e conseqüência de violações de direitos humanos, porque explora e degrada a dignidade do aliciado, limitando sua liberdade de ir e vir. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quase 1 milhão de pessoas são traficadas no mundo anualmente com a finalidade de exploração sexual. O tráfico chega a movimentar 32 bilhões de dólares por ano, sendo apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas.

Serviço:

Data: 08 de novembro de 2010

Local: Hotel Canários. Endereço: R. Dos Navegantes, 435 , Boa Viagem – Recife/PE

Hora: 9h às 17h

Nenhum comentário:

Powered By Blogger