quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Seminário discute criminalização da transmissão do HIV em Recife

O combate a estigmas e preconceitos ainda é uma luta para as pessoas que vivem com o vírus HIV. Mesmo após 30 anos do início da epidemia da Aids, do conhecimento das formas de transmissão, e das novas tecnologias de tratamento, ainda existe falta de informações e conceitos que não se adaptaram as mudanças trazidas ao longo dos anos. Estas questões serão o foco do Seminário Regional: “Criminalização da Transmissão do HIV e seus impactos na Epidemia da Aids”, que acontece nesta quarta-feira (03) , a partir das 14h, e segue até o dia 05 de novembro, em Recife - PE.

O evento tem como propósito promover um espaço de discussão sobre a criminalização da transmissão do HIV na Região Nordeste. Diferente de outros estados do Brasil, que já estão bastante envolvidos com os temas por causa das interpretações que os poderes judiciários vêm dando às ações judiciais, como acontece no Sul e Sudeste do Brasil. Na programação do seminário serão abordados temas como a interpretação da transmissão do HIV pelos aplicadores do direito nas ações judiciais; a aplicação das Leis nos casos de Transmissão de HIV; Políticas Públicas de enfrentamento à criminalização; a mídia e seu papel no combate à estigmas e preconceitos das PVHA e finaliza com estratégias do Movimento de AIDS no enfrentamento à Criminalização.

É a primeira vez que o evento com foco em criminalização da transmissão do HIV é realizado em Pernambuco, e vai reunir os operadores do direito, pessoas vivendo com HIV e Aids, jornalistas, representações governamentais e da sociedade civil de Redes e Fóruns ONgs Aids da Região Nordeste. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), e conta com o apoio do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

No ano passado o Ministério da Saúde se posicionou a respeito do tema em nota técnica. “Apesar dos avanços científicos e da ampliação do acesso à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento, e do fato de todas as pessoas sexualmente ativas estarem potencialmente expostas ao HIV, independentemente de sexo, cor, orientação sexual ou profissão, a persistência do estigma e discriminação em relação às pessoas que vivem com HIV constitui sério obstáculo ao enfrentamento da epidemia”.

Dados de Aids - No Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV. O número é estimado, pois notificam-se apenas os casos de soropositivos que tomam medicamentos antirretrovirais. Do início da epidemia, em 1980, até junho de 2009*, foram realizados 544.846 diagnósticos. Durante esse período, foram registradas 217.091 mortes em decorrência da doença, segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2009. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos de aids.

Dos casos de aids acumulados de 1980 até junho de 2009, a região Nordeste está em terceiro com 12%, com 64.706. Dos 5.564 municípios brasileiros, 87,5% (4.867) registram pelo menos um caso da doença.

Serviço:

Seminário Regional: “A Criminalização da Transmissão do HIV e seus impactos na Epidemia da Aids”.

Quando: 03/11 a 05//11

Onde: Centro Cultural Rossini Alves Couto, do Ministério Público de PE.

Endereço: Av. Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista, Recife, PE.

A Campanha continua, e você pode contribuir!

No dia mundial de combate à AIDS, ajude a Prudence a doar 1 milhão de camisinhas para o GTP+. A Prudence vai doar 1 milhão de camisinhas à ONGs, e é você quem vai escolher quais ONGs receberão as doações!
No Nordeste o GTP+ é a única que concorre ao prêmio. Para aqueles que já deram seu voto , o nosso muito obrigado. Este presente doado por vocês, será distribuído em nossas ações, atividades e para o público que acessa a instituição. O nosso programa de Prevenção atua em comunidades pobres, escolas públicas, associações privadas e públicas, grupos de idosos e mulheres, profissionais do sexo, nas saunas, cinemas e locais de trabalho. O GTP+ luta contra a AIDS incentivando o uso de camisinhas com o intuito de favorecer a auto-estima e a cidadania destas populações.

E vamos continuar votando:
http://www.useprudence.com.br/combateaAids.php

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Espaço Positivo!

Candidatos à Presidência da República assinam carta de compromisso sobre as questões relacionadas as DST\HIV\Aids e Direitos Humanos em São Paulo

A carta de intenções foi criada pelo Fórum ONG Aids de São Paulo com o intuito de reforçar o compromisso dos candidatos com a melhoria das políticas públicas para as pessoas vivendo com HIV e Aids. O primeiro a assinar a carta de compromisso foi o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, no último dia 14 de outubro, na semana seguinte a candidata ao PT, Dilma Roussef assinou a carta se comprometendo.

Segue o conteúdo da carta de compromisso.

Compra, distribuição e acesso em todo o país, sem interrupção, falta ou fracionamento dos medicamentos antirretrovirais necessários ao tratamento universal do HIV-Aids no SUS.

Adoção de políticas e ações capazes de diminuir o números de mortes por HIV e aids no Brasil; de reduzir o alto índice de diagnóstico tardio; bem como de diminuir o número de novas infecções pelo HIV.

Ampliação significativa da oferta da testagem anti-HIV à população, realizada por serviços e profissionais do SUS

Ampliação significativa da distribuição e acesso a preservativos masculinos, preservativos femininos, gel lubrificante, insumos e tecnologias de prevenção.

Execução dos planos já lançados pelo governo federal, de enfrentamento da epidemia junto a públicos mais vulneráveis, a exemplo dos Planos dirigidos aos homens que fazem sexo com homens e às mulheres.

Investimento na indústria nacional no sentido de ampliar sua capacidade instalada, habilidade e competência para a produção de antirretrovirais e de princípios ativos, bem como aplicar as sanções legais em caso do não cumprimento dessas pautas.

Emissão de licenças compulsórias dos antirretrovirais sob patentes, sempre que necessárias e desde que respaldadas na legislação nacional e nos acordos internacionais firmados pelo Brasil, conforme garantido no Acordo TRIPs (Aspectos sobre os Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio).

Assumir as responsabilidades federais e incentivar a responsabilidade compartilhada dos três níveis de governo visando: a melhoria da qualidade dos serviços de assistência; a disponibilidade de número suficiente de profissionais de saúde, com melhor qualificação, remuneração digna e condições adequadas de trabalho; a implantação de programas de adesão; tratamento dos efeitos adversos dos tratamentos; superação dos problemas de falta recorrente de remédios para tratar as co-infecções e de demora na realização de exames de CD4, carga viral e genotipagem.

Compromisso com o respeito às identidades de grupos e populações mais vulneráveis à epidemia da aids, o respeito às diferenças, a valorização da diversidade, o combate à discriminação, a ampliação da proteção legal na sociedade e no trabalho, a garantia de direitos civis e benefícios sociais, a preocupação com a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids.

Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, humanizado, de qualidade e acessível a toda a população. O SUS será tratado como política de Estado, capaz de promover a participação e o controle social, de valorizar os trabalhadores da saúde, de estabelecer compromissos aos gestores, de respeitar os direitos dos cidadãos usuários.

Garantia de recursos definidos, definitivos e suficientes para o SUS, por meio da regulamentação da Emenda Constitucional 29.

Fonte: http://www.forumaidssp.org.br/

sábado, 23 de outubro de 2010

Boletim Vacinas Posithivas [edição nº 3]

Nesta terceira edição do Boletim Vacinas Posithivas você poderá saber mais sobre notícias relacionadas à luta por uma vacina contra o vírus HIV/AIDS. Esta edição aborda sobre os Comitês Comunitários no Brasil e suas ações em pesquisas, e também as dificuldades nos estudos de uma Vacina Anti-HIV.



Boa leitura!!!



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Presentei o GTP+ com 1 milhão de camisinhas


Com um simples clique você pode ajudar a doar camisinhas para o GTP+. A Prudence promove uma campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com cinco instituições brasileiras que foram escolhidas pro atuarem na prevenção às DST, HIV e AIDS.

Você pode escolher para o GTP+ receber as doações. Basta votar, e receberemos a doação proporcional ao número de votos. A votação encerra no dia 20 de outubro.

Vote e torne vidas mais posithivas!

Clique aqui -> www.useprudence.com.br/combateaAids.php





GTPI realiza mini-curso e seminário sobre propriedade intelectual e acesso a medicamentos

O Grupo de Trabalho Sobre Propriedade Intelectual (GTPI) realizará, em Recife, nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente, o mini-curso “Primeiros Passos Sobre Propriedade Intelectual e Acesso a Medicamentos” e o seminário “Saúde, Propriedade Intelectual e Mídia”. A primeira atividade será voltada à estudantes, profissionais do Direito e da área de saúde, e militantes de movimentos sociais e organizações não-governamentais, enquanto a segunda, que abordará a relação da mídia com os assuntos em questão, é recomendado para ativistas e profissionais de imprensa. Ambos acontecerão no Hotel Internacional Palace, localizado em Boa Viagem - Recife.

O mini-curso “Primeiros Passos Sobre Propriedade Intelectual e Acesso a Medicamentos” terá como meta disseminar informações sobre o sistema de patentes e seus impactos no acesso a medicamentos, utilizando uma linguagem acessível e abordando questões atuais de forma teórica e prática. A compreensão e o aprofundamento nas questões fornecerá uma importante ferramenta para o entendimento de uma das questões mais sensíveis para a saúde pública na atualidade.

Com a presença de representantes da sociedade civil, do governo federal e da imprensa em geral, o seminário “Saúde, Propriedade Intelectual e Mídia” discutirá diversos temas relevantes sobre propriedade intelectual e saúde pública, com ênfase para o acesso a medicamentos no Brasil. Destacam-se os debates sobre o desafio das assessorias de comunicação de ONGs e o acesso aos veículos de comunicação, patentes pipeline, a licença compulsória do Efavirenz e redes sociais e mídia alternativa. A atividade, que ocorrerá nos períodos da manhã e tarde, terá início às 9h e será encerrada às 17h.

Fonte: http://www.abiaids.org.br/noticias/destaqueView.aspx?lang=pt&seq=12903

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

I Seminário Nacional Para Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto de HIV e Aids.

Os Grupos Pela Vidda Rio de Janeiro e Pela Vidda Niterói – Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids, em parceria com o Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, A Ordem dos Advogados do Brasil OAB-RJ, a ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids e o GIV/SP – Grupo de Incentivo a Vida realizará nos dias 07 e 08 de outubro de 2010 o “1º Seminário Nacional para enfrentamento da Discriminação, Criminalização e a violação de direitos no Contexto do HIV e Aids”

Este evento objetiva, ampliar nacionalmente as discussões já iniciadas no Seminário regional “HIV e Direitos Humanos: A criminalização da Transmissão do HIV” realizado em 13 e 14 de Maio de 2010, ocorrido em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo em seu Auditório Queiroz Filho, no intuito de analisar e debater acerca do aumento das ações judiciais no que se refere à criminalização pela transmissão do vírus HIV, resultando na culpabilização do cidadão portador do vírus e no estímulo a potencialização e estigmatização da discriminação destes.

Este evento será destinado aos ativistas e integrantes de organizações não-governamentais, gestores públicos da saúde, operadores do direito e profissionais das ciências sociais e humanas, objetivando a troca de informações sobre a temática HIV/AIDS e Direitos Humanos, especificamente em relação à responsabilidade compartilhada na prevenção ao HIV e a violação de direitos no contexto do HIV e Aids.

Em uma tentativa de conter a tendência crescente de criminalização da transmissão ou exposição ao HIV, a UNAIDS ( Joint United Nations Program on HIV/AIDS) - programa das Nações Unidas criado em 1996, que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à Aids - publicou um documento que censura fortemente todas as acusações de transmissão ou exposição ao HIV, com a exceção dos “casos de transmissão intencional, isto é, quando uma pessoa sabe o seu estatuto sorológico para o HIV e atua com a intenção de transmitir o HIV, e acaba por transmitir de fato”.

O documento declara que “não existem dados que demonstrem que a aplicação generalizada da lei criminal à transmissão do HIV sirva para se fazer justiça ou para prevenir a transmissão. Pelo contrário, este tipo de aplicação da lei arrisca minar a saúde pública e os direitos humanos.”

O Documento da UNAIDS Argumenta, ainda, que se devem explorar alternativas às sanções criminais: “Em vez de aplicar a lei à transmissão do HIV, os governos deviam expandir programas que tenham provado reduzir a transmissão do HIV, protegendo, ao mesmo tempo, os direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e daquelas que são Soronegativas para o HIV”.

Tendo em vista a manifestação do Departamento de DST e Aids dirigida ao Ministro Marco Aurélio Mello sobre ação criminal contra pessoa acusada de transmitir o HIV, a tramitação de outros processos judiciais envolvendo a criminalização da transmissão e exposição ao HIV e as várias solicitações de manifestação a este respeito, demonstrado está a necessidade dos profissionais do campo do direito se aprofundarem sob esta perspectiva, lançando luzes sobre o tema.


Programação:

07/10 (Quinta Feira)

10:00 às 12:30 - Reunião das Assessorias Jurídicas em HIV/Aids -Hotel Othon Aeroporto (atividade apenas para os representantes de Assessorias Jurídicas em DST e Aids).

14:00 às 14:30 - Mesa de Abertura

•Dr. Wadih Damous - Presidente da OAB-RJ
•Dra. Margarida Pressburger - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ
•Dra. Maíra Fernandes - Presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-RJ
•Patrícia Rios - GPV-RJ e GPV-Niterói
•Departamento de DST/Aids do MS
•Denise Pires - Coordenadora de DST/Aids da SESDEC-RJ (a confirmar)
•Denise Carvalho - Programa de DST/Aids da SMS Niterói
•Fórum de ONGs Aids do Rio de Janeiro e de São Paulo
14:30- 16:00 - Existe Crime na Transmissão do HIV?

•Alexandre Barenco - Advogado Pesquisador Colaborador DIHS/ENSP/FIOCRUZ
•Ivan Laino - Defensor Público do Estado de São Paulo
Debatedor: Gustavo Bernardes - SOMOS/RS

16:00 - 17:30 - Tendência a criminalização: Uma violação de direitos humanos

•Ivo Brito - Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde
•Margarida Pressburger - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ
•Veriano Terto - ABIA
•Silvia Ramos - Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania UCAM
Debatedor: Mário Scheffer - Grupo Pela Vidda São Paulo

17:30 - Coquetel de Boas Vindas

08/10 (Sexta Feira)

10:00 às 11:00 - Palestra Magna “Discriminação e Criminalização nos dias atuais”.

•Roger Raupp Rios - Juiz Federal - RS
11:15 - 13:00 - Notas técnicas e recomendação sobre criminalização: limites e possibilidades para sua aplicação

•UNAIDS - Dr Pedro Chequer
•Fórum de ONG/Aids SP - Rodrigo Pinheiro
•Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites/MS - Noêmia de Souza Lima
Debatedor: Claudio Pereira/GIV

13:00 às 14:30 - Almoço

14:30 - 15:00 - A Criminalização da Transmissão do HIV: Desafios e Perspectivas

•Jorge Beloqui - USP/GIV-SP
15:00 - 15:30 - Ações do GT de Criminalização do Fórum de ONG/Aids-RJ

•Marclei Guimarães - ABIA/Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro15:30 - 15:45 - Cofee Break

15:45 - 17:00 - Recomendações/ Nota do Seminário Nacional/ Agenda 2011

•Patrícia/GPV-RJ e Niterói
•Marclei Guimarães/ABIA
•Wladimir Reis/GTP+
•Regina Bueno/ GPV RJ
17:00 - Mesa de encerramento e avaliação

Fonte: www.pelavidda.org.br


Powered By Blogger