terça-feira, 7 de abril de 2009

07 de abril - Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de garantir tais direitos. Esperemos que não só neste dia o tema saúde seja abordado e debatido na sociedade.
Em Pernambuco a situação é de sucateamento do Sistema Único de Saúde. Na Região Metropolitana do Recife, faltam medicamentos para as doenças oportunistas, leitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS. A demora na entrega dos resultados dos exames de CD4 e Carga Viral, ainda continua sendo uma realidade do Estado, que deveria ser de um mês e está demorando até quatro meses. No interior do Estado também não é diferente, falta preservativos, principalmente o feminino.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas. É necessário que informações acerca da higiene, doenças, dentre outras, cheguem à população. Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e pelo governo federal. Outra forma de garantir a saúde digna da população é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade.
Apenas três países no mundo garantem a saúde integral a seus cidadãs e cidadãos, Canadá. Cuba e Brasil. Que este dia seja de conscientização mundial em prol da humanidade.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger