terça-feira, 30 de novembro de 2010

GTP+ realiza atividades de prevenção e cidadania no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

"Lampião e Maria Bonita em tempos de Aids" é o nome da esquete teatral que o Grupo de Teatro Turma da Prevenção do GTP+ aborda neste 1º de Dezembro, para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A primeira apresentação será na quarta-feira (01) na Refinaria Abreu e Lima, às 11h, a apresentação é uma das atividades do CIPA, no dia também será colocado o laço da solidariedade de 40 metros, e distribuição de preservativos e informativos para cerca de 2.800 funcionários da empresa.

Pela tarde, a dupla de atores segue para a CHESF Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, onde faz três apresentações para cerca de 300 funcionários da empresa, neste momento será arrecadado alimentos não perecíveis que serão doados para a Cozinha Solidária do GTP+, que proporciona a reinclusão de pessoas vivendo com HIV e AIDS, cozinheiros (as) e auxiliares de Cozinha que não conseguem mais trabalho ou foram mandados embora pela sua sorologia.

No mesmo dia, a equipe do GTP+ participa do ato político da Articulação Aids de Pernambuco que estará na Assembléia Legislativa, às 14h, entregando documento solicitando a criação de uma Frente Parlamentar Estadual de DST/AIDS em 2011. O objetivo desta iniciativa é de implementar políticas públicas de assistência às pessoas vivendo com HIV /AIDS no estado.

No dia 04 de dezembro de 2010, sábado, o comitê UPE realizará um evento com palestras sobre a AIDS no mundo. Neste momento o GTP+ participa da mesa que abordará sobre preconceitos e estigmas às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Além disso, Lampião e Maria Bonita apresenta a esquete teatral, às 13h, para estudantes e interessados no tema. O evento que começa às 10h, acontece na Livraria Cultura, no Centro do Recife.


Articulação AIDS de Pernambuco pede a criação de uma Frente Parlamentar de enfrentamento a Epidemia da AIDS

No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o mundo se mobiliza em uma grande luta contra a AIDS. Em Recife, a Articulação Aids de Pernambuco estará na Assembléia Legislativa, às 14h, onde realiza ato político e entrega documento solicitando a criação de uma Frente Parlamentar Estadual de DST/AIDS em 2011. O objetivo desta iniciativa é de implementar políticas públicas de assistência às pessoas vivendo com HIV /AIDS no estado.

Com o slogan “Vamos precisar de todo mundo!”, o movimento faz denúncias relacionadas à assistência, como acolhimento em casas de apoio, os serviços de lipodistrofia, os medicamentos que se fazem necessário, inclusive para as doenças oportunistas, as aplicações de leis caso haja violação de direitos, entre outros.

Neste 1º de dezembro, os desafios ainda são muitos, a exemplo das casas abrigo e a ausência de uma política que amplie e fortaleça as casas de apoio para a população vivendo com HIV/AIDS em situação de rua. Em 2010, a Articulação AIDS de Pernambuco realizou uma série de visitas à Casa de Apoio para soropositivo/as Sempre Viva, e foram diagnosticados problemas como: ausência de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento das pessoas residentes na casa; ausência de um plano de ações educativas e de geração de renda para as pessoas residentes na casa; ausência de uma rede de parcerias para inclusão social das pessoas soropositivas, dentre outras.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é um convite ao compromisso e à solidariedade com quem vive em situação de vulnerabilidade ou exclusão. É um dia de combate à discriminação e ao preconceito e de denunciar práticas que impedem o acesso aos serviços e aos direitos. É, também, uma oportunidade de fortalecer a política de acesso universal à prevenção e ao tratamento e de incentivar as pessoas a fazerem o teste do HIV.

Dados

Em Pernambuco, temos o total de 14.751 casos de AIDS, 9.831 homens e 4.938 mulheres* dos quais apenas 5400 adultos e 211 crianças fazem o uso de medicamentos antirretrovirais e medicamentos complementares para evitar as doenças oportunistas, a exemplo da tuberculose, que contribui para debilitação do estado de saúde das pessoas vivendo com AIDS.

Serviço

Ato Político pela criação da Frente Parlamentar Estadual de DST/AIDS
14h - Assembléia Legislativa de Pernambuco
Rua da União, 439, Boa Vista

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O GTP+ agradece os 32% dos votos na Campanha da Prudence, ganhamos 320 mil camisinhas.

O GTP+ agradece a todos(as) os votos pela instituição na Campanha da Prudence, conseguimos 32% na votação, um valor muito significativo. Como a doação será proporcionalmente ao número de votos para cada ONG, o GTP+ irá ganhar 320 mil camisinhas. Esse presente doado por vocês, será distribuído em nossas ações, atividades e para o público que acessa a instituição. O nosso programa de Prevenção atua em comunidades pobres, escolas públicas, associações privadas e públicas, grupos de idosos e mulheres, profissionais do sexo, nas saunas, cinemas e locais de trabalho. O GTP+ luta contra a AIDS incentivando o uso de camisinhas com o intuito de favorecer a auto-estima e a cidadania destas populações.

O nosso muito obrigado!

Da Equipe do Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Coro Universitário da UFPE realiza espetáculo de solidariedade


No próximo dia 22 de novembro, às 20h, o Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco realiza mais um espetáculo de solidariedade. O Coro Universitário irá beneficiar três instituições, inclusive o GTP+, com alimentos não perecíveis. Será a vez da apresentação da Ópera Carmen, de Geroges Bizet, em forma reduzida e cortina lírica, no Teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco.

Na entrada será cobrado R$ 3,00 + 01 quilo de alimento não perecível. Estes alimentos arrecadados serão divididos para o GTP+, o Abrigo Casa dos Humildes e o Abrigo Cristo e Redentor.

Venha prestigiar o Coro Universitário e contribua com o GTP+ e as instituições!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tráfico de pessoas e prevenção ao HIV e Aids serão discutidos em Encontro de Profissionais do Sexo Masculino em Recife

O projeto Mercadores de Ilusões, do GTP+ promove mais um encontro de profissionais do sexo masculino no próximo dia 08 de novembro, com propósito de discutir os desafios enfrentados por esta população no grande Recife. O evento que deve reunir profissionais do sexo, agentes de saúde, estudantes de assistência social e militantes do movimento HIV e Aids, começa às 9h, no Hotel Canários, em Boa Viagem.

A primeira mesa aborda as perspectivas do tráfico de pessoas e a prevenção de DST, HIV e AIDS no mercado de trabalho dos profissionais do sexo. “Nosso objetivo é instigar o debate entre os profissionais do sexo, de saúde e de tráfico de pessoas, afim de publicizar os desafios enfrentados por essa população”, disse Cristiane Prudenciano, coordenadora do Projeto Mercadores de Ilusões. Para este debate, o encontro conta com a presença de Ana Castro, consultora do Ministério da Justiça, Goretti Godoy, representante do Programa Estadual de DST e AIDS de Pernambuco, e depoimentos de dois profissionais do sexo que fazem parte do projeto Mercadores de Ilusões. Pela tarde acontece uma oficina de multiplicação de informações para os garotos de programas, estudantes e agentes de saúde.

No ano passado, o projeto divulgou o perfil desses profissionais, foram entrevistadas 44 pessoas no Grande Recife, entre travestis, transexuais e garotos de programa. E o que se viu foi que a maioria já foi vítima de violência e é alvo constante de assédio para o tráfico internacional de seres humanos. Apesar de quase 60% afirmarem já ter sofrido algum tipo de agressão, apenas 30% dessas pessoas foram até uma delegacia para denunciar o crime.

Estatísticas

O tráfico de pessoas é causa e conseqüência de violações de direitos humanos, porque explora e degrada a dignidade do aliciado, limitando sua liberdade de ir e vir. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quase 1 milhão de pessoas são traficadas no mundo anualmente com a finalidade de exploração sexual. O tráfico chega a movimentar 32 bilhões de dólares por ano, sendo apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas.

Serviço:

Data: 08 de novembro de 2010

Local: Hotel Canários. Endereço: R. Dos Navegantes, 435 , Boa Viagem – Recife/PE

Hora: 9h às 17h

Powered By Blogger